Flag of Great Britain Flag of Brazil

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Impressões iniciais da escola




Minhas aulas começaram no último dia 18, ou seja, há quase 10 dias, mas preferi aguardar um tempinho pra poder fazer uma avaliação mais completa do todo.

Minha escola é a Atlantic Language School - Galway, e sinceramente até agora não tenho do que reclamar, muito pelo contrário. Ela até já foi premiada há alguns anos como uma das melhores escolas de inglês da Europa, e possui uma estrutura boa (creio que são mais de 20 salas), além de uma mistura bastante interessante de alunos de todo canto do mundo.

Precisei chegar lá na primeira segunda-feira alguns minutos mais cedo pra completar o meu teste de nivelamento (que eu já havia iniciado online, respondendo a 100 perguntas dos mais variados temas), só precisaria fazer o "speaking test". Fui recebido por um professor bem-humorado, e fui avaliado junto de um senhor de outra nacionalidade que eu ACHO que é Áustria, mas não me lembro bem, e tivemos um bate-papo rápido sobre algumas amenidades, respondendo algumas perguntas básicas sobre nós mesmos. O curioso é que esse senhor do outro lado do mundo foi o único até agora que sabia da existência do meu estado no Brasil! Ele trabalha com jóias ou algo do tipo, e sabe da fama de lá por conta disso.

Fui definido como aluno de "upper-intermediate", o que eu já esperava mesmo. Minha sala na semana passada contava com: 2 suiços, 1 alemão, 2 italianos, 1 espanhol, 3 sul-coreanos, eu e mais uma brasileira, do RS. Para todo o desespero e  um pouco de preconceito de brasileiros que ficam com medo de haver 99% de conterrâneos na sala, acho que a situação está pra lá de boa. Tendo em vista a quantidade de gente do Brasil nos corredores (numa avaliação muito por alto eu diria que são 1/4 dos estudantes), imagino que a escola acaba tentando fazer um mix de nacionalidades nas salas, e pelo visto conseguem. Eu particularmente acho FANTÁSTICA a oportunidade de conhecer e conviver, mesmo que um pouquinho, com gente de países, línguas e culturas completamente diferentes da minha.

Disse que a "composição" da minha sala era essa na semana passada porque tem gente entrando e saindo sempre, além do fato de que algumas delas fazem aulas com duração (em semanas) também diferentes. Tem gente que vai estudar por uma semana (?!), 3 semanas, 1 mês, 6 meses... Semana passada saíram o alemão e um suiço, e nessa entrou um cara de Guiné, e que vive na Bélgica.

O professor é daqui mesmo de Galway. Possui o sotaque típico, mas acho bastante simples de compreendê-lo. Acho ele bastante divertido, o que deixa a aula mais leve. Oficialmente temos um livro, mas o professor sempre entrega um material xerocado (do próprio livro!!!!). A sala tem aquele mesmo esquema de qualquer sala: pessoas em panelinhas grupos, os mais quietos, os mais falantes, etc. O legal é que até pelo nível da galera, às vezes a gente envereda por um assunto qualquer e fica uns bons minutos a fio discutindo sobre, e o professor sempre dá corda (o que acho super válido). As aulas são oficialmente de 9hs ao meio-dia, mas sempre vai até meia hora depois, pois o assunto rende e pro nerd aqui, quanto mais aula, melhor.

A escola também possui atividades diárias na parte da tarde, mas nada muito elaborado. Essa semana participei do "Film club", que nada mais é do que um filme exibido num projetor, e com legendas (acho que poderia ter alguém pelo menos pra perguntar o que a gente achou do filme, e levantar alguma discussão pra treinar o inglês. Do jeito que é, cada um pode ver em casa mesmo...). Ontem teve uma aula sobre a cultura irlandesa (que foi interessante, mas rápida), e amanhã vou em uma que vai abordar pronúncia. Não costuma ser nada muito longo, mas pra quem não tem mais nada pra fazer como eu acaba sendo mais uma atividade.

Ou seja, realmente as coisas estão bem. Acho que só tenho mesmo que dedicar e me preparar pro inglês deslanchar de vez! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário