Flag of Great Britain Flag of Brazil

sábado, 13 de junho de 2015

1 mês de Irlanda!



É isso! Há exatos 30 dias, eu colocava meus pés em solo irlandês pela primeira vez. Desde então muita coisa aconteceu (tenho aquela bendita sensação de que parece muito mais). Pra comemorar, resolvi fazer um post nos moldes de alguns blogs que acompanho, com um resumão do que se passou nesse período.

Em um mês na Irlanda:

- Eu já desisti de tentar adivinhar pra qual lado olhar antes de atravessar a rua, graças à confusa mão inglesa! Excluindo os lugares que passo diariamente, e as poucas (pelo menos em Galway) opções de travessia onde está pintado no chão a indicação de pra onde olhar, eu sempre checo os dois lados;

- Me senti sozinho algumas vezes, mas nas últimas semanas eu mal tenho conseguido criar uma rotina aqui, bem como fazer certas coisas que fazia diariamente no Brasil no computador, pois sempre tenho encontrado algo pra fazer com o pessoal que conheci na escola. Também tenho conversado bastante com meus housemates, sempre disponíveis e curiosos sobre o que tenho vivido aqui, além da troca de experiências entre a gente;

- Passei um bocado de frio nos primeiros dias, principalmente pegando: ou (1) uma ventania que REALMENTE parece que vai te levar mundo afora, ou (2) chuva e vento na minha direção ao mesmo tempo (sério, é MUITO tenso!). Mas acabei comprando apenas uma jaqueta impermeável aqui. Trouxe bastante roupa de frio do Brasil e no final das contas tem sido mais do que suficiente. Contrastando, só senti calor de verdade em um dia de quase 20ºC, além de dentro dos pubs, rs. A média foi de uns 12ºC nas primeiras semanas, e tem sido de uns 16ºC nos últimos dias. Com relação aos remédios, trouxe uma montanha, mas até agora só usei um pra dor muscular pois não sou atleta e já joguei basquete e futebol;

- Os dias parecem extremamente curtos, dentro do que faço normalmente: Acordo por volta das 8hs, chego na escola às 9hs, saio 12:30hs, preparo meu almoço até por volta das 13:30~14hs, volto pra escola ou faço algo com o pessoal aqui à tarde, e quando vejo já são 20hs! Principalmente por conta da hora em que o sol se põe aqui (no Verão, por volta das 22hs), perco a referência que a gente usa no Brasil. Não é aquela coisa "está-anoitecendo-tenho-que-ir-pra-casa-e-me-preparar-pra-um-novo-dia". Mas isso não é exatamente ruim, só é diferente;

- Tenho caminhado MUITO aqui, em comparação com o que fazia no Brasil (que era basicamente nada). Acho que já conheci boa parte da cidade, dentro do que é possível ir a pé. Já visitei alguns locais "turísticos", alguns pubs, shoppings, e muitos lugares dentro de um raio de 30 minutos de caminhada partindo do centro. Também já voltei pra casa mais de uma vez depois de 1h da manhã, e apesar do "sensor de alerta brasileiro" ligado, não vi nada de perigoso;

- Cozinhar não tem sido problemático, apesar de eu normalmente só fazer algo no almoço, e comer um sanduíche ou algo simples à noite. Dá pra encontrar muita coisa que tem no Brasil aqui (apesar de eu não ter testado o famoso feijão "quase doce" irlandês até agora, por exemplo). Já cozinhei duas vezes para uns amigos coreanos, e fui bem elogiado Masterchef aí vou eu. Com relação às bebidas, provei a Guinness e vi que esse negócio de cerveja não é pra mim mesmo! Também são comuns em pubs as cidras, mas não tem a quantidade de açúcar necessária para o meu paladar infantil, hahaha! Fico no refrigerante ou nos "cocktails", que nem são tão mais caros que as pints. Vodca aqui mesmo em supermercado é caríssima em comparação com o Brasil;

- Ainda não peguei "as manhas" sobre o que comprar em qual supermercado (aqui tem 5 bem famosos), e tenho dado preferência ao Tesco pela variedade e pelo que comparei de preço. Acabei me surpreendendo negativamente, pois comendo de forma normal aqui estou gastando um pouco mais do que o planejado;

- Já tenho moradia definitiva, mas só semana que vem devo concluir o processo do banco e tentar obter o visto de estudante. Também por conta disso ainda não iniciei as buscas por trabalho;

- Não tenho praticamente nada pra reclamar sobre a escola. Não faltei até agora e nem pretendo, já que moro do lado e sempre lembro o que precisei suar pra pagá-la. As aulas tem sido muito boas, e o único problema tem sido comigo, já que estou um pouco receoso sobre a necessidade de reforçar o que aprendo lá estudando em casa, mas não consegui me programar pra isso ainda. Sinto alguma evolução no meu speaking, mas pelo fato de precisar falar o tempo todo em inglês mesmo, devido à tão sonhada imersão. Português basicamente só com a família e no Facebook, quando dá tempo;

- Ter conhecido pessoas de diversos países ainda é a minha maior realização até agora. Acho interessantíssimo saber sobre a vida de cada um, e somado à história do seu país é extremamente enriquecedor;

- Esse ponto pode soar estranho pra algumas pessoas, mas até agora não senti saudade de nada! Converso com minha família e alguns amigos quase que diariamente. Minha vida antes de começar o intercâmbio estava estagnada e monótona, como já relatei aqui. Sinceramente Brasil, tá bom aqui, e espero ainda ter um tempo antes de te ver de novo, hehe. A jornada está só começando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário