Flag of Great Britain Flag of Brazil

terça-feira, 23 de junho de 2015

Festa Junina em Galway!



E teve Festa Junina em Galway!!

Como já comentei anteriormente, a minha escola estava organizando desde o mês passado um "arraiá" para celebrar essa tradicional festa brasileira, e mostrar um pouco mais da nossa cultura para os outros estudantes e moradores locais. Ela aconteceu no último sábado (20/06), e o resultado foi muito bom! Pelo que entendi, esse é o quarto ano que a festa é promovida, e a responsável por organizar tudo na escola é uma simpática funcionária que é casada com um brasileiro (que também ajudou na organização e integrou uma banda que se apresentou na festa).

Confesso que fiquei um pouco em dúvida no início sobre participar ou não, pois é a típica situação em que você fica em cheque sobre estar em contato com sua cultura de alguma maneira, ou resolver focar completamente na vida de intercâmbio e usufruir o máximo dos costumes locais. Mas conforme relatado aqui, o convite pra participar da organização foi uma das primeiras coisas que me aconteceu ao chegar aqui, e posteriormente, quando vi muita gente do "oba-oba" inicial não querer se envolver, resolvi ajudar mesmo quem queria fazer a coisa acontecer, e colaborar para que as pessoas em geral pudessem ter um pouquinho mais de conhecimento sobre a cultura do meu país, saindo do estereotipado "carnaval-samba-futebol".

A princípio fiquei responsável apenas pelo script do "casamento caipira" (na verdade era a única coisa que me sobrou quando houve a divisão inicial, já que eu só queria ficar nos bastidores). Acabei demorando um pouco pra fazer, mas no final basicamente adaptei um roteirinho que já haviam criado em algum ano anterior, inserindo e removendo algumas partes no que eu achei que poderia ficar melhor. Incluí alguns pequenos trechos de músicas brasileiras em alguns momentos pra dar um "up" e acho que acabou ficando interessante (o DJ apoiou pra tudo correr bem no momento da encenação). O problema foi, quando resolveu-se ensaiar (apenas 3 dias antes da festa), percebemos que depois da certa "debandada", não tínhamos mais muita gente pra participar do casamento. Depois de alguma conversa, encontramos uma moça pra ser a "amante" do noivo, a narradora, e eu acabei ficando com o papel do "pai da noiva". Todo mundo que participou dos ensaios também deu algum palpite para ajustarmos alguns pontos na história, e acho que conseguimos fazer algo legal e divertido.

Durante a organização acabei também entrando no ensaio da quadrilha eu devia ter uns 10 anos na última vez que fiz algo do tipo. O único problema durante esse período foi que o português foi inevitável. Mas esse assunto é polêmico e controverso, e pretendo abordá-lo posteriormente.

Outro fato legal é que a festa foi divulgada bastante em grupos do Facebook, mas também no "Galway Advertiser", o principal jornal da cidade. Ele é distribuído gratuitamente todas as quintas-feiras pela quantidade de propaganda só poderia ser gratuito mesmo, e com bastante visibilidade aqui. Acabei conhecendo um brasileiro na festa, também chamado Lucas, que apareceu lá depois de ter lido no jornal.

Desculpe pela foto tosca, mas tirei direto do jornal, e cortei uma imagem gigante que saiu junto.

No balanço geral sem trocadilhos com a Festa Junina, acho que todo mundo que participou está de parabéns, principalmente levando em conta que ela foi organizada por alunos brasileiros, que até então não tinham muita familiaridade com nada do que precisava pra organizar uma festa desse tamanho. Todo trabalho foi muito bem feito, seja na decoração, no preparo das comidas (tinha bastante comida), fazendo som ou apenas dançando quadrilha (que teve após o casamento e que TODO MUNDO quis participar, fazendo o salão ficar pequeno pra tanta animação). Só ouvi elogios de todos que conversei, gringos e brasileiros. Se quiser conferir as fotos da nossa festa, é só dar uma passada no álbum da fan page da escola clicando aqui não estou ganhando nada pra divulgar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário