Flag of Great Britain Flag of Brazil

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Guia definitivo de links sobre a Irlanda e Galway



Algumas pessoas entraram em contato comigo pela Internet desde que cheguei aqui, pra tirar algumas dúvidas e obter informações sobre a Irlanda, e principalmente sobre Galway. Aproveitando a deixa, resolvi criar esse post que estava na lista do que eu deveria ter escrito antes mesmo de sair do Brasil

Sempre fui uma pessoa que gosta de planejar o que faz, e por mais que isso soe como "excesso de zelo" para alguns, pra mim pelo menos nunca foi um problema, além de ter me salvo de vários apuros, inclusive aqui em terras irlandesas. Somando-se a isso a quantidade de tempo sobrando o ócio criativo que tive nos meus últimos meses no meu último trabalho no Brasil, usei esse período pra ler tudo que pude sobre meu destino, e resolvi compartilhar isso aqui, para ajudar alguém de alguma forma ou mesmo pra acrescentar algumas informações para quem por acaso possa querer. Além disso, como já falei no primeiro post, ter lido alguns blogs acabou servindo de inspiração para que eu criasse esse. Vamos lá então:


Informações sobre a Irlanda/Dublin


- Portais/sites em geral:

E-Dublin: Acredito que esse seja o site mais famoso sobre brasileiros na Irlanda. Possui muita informação, colunistas, principais dúvidas de intercambistas, canal no Youtube, fórum (no próprio site e no Google Groups) e até uma opção para se cadastrar e receber orçamento de um monte de agências de uma só vez.

Dublin para brasileiros: É bem parecido com o E-Dublin em qualidade e quantidade de informações. Quando estava no Brasil eu acessava esses dois diariamente, e sempre tinha conteúdo novo.

PodIrlanda: É um site de podcast muitíssimo bem feito, pra quem quer informações sobre tudo referente a intercâmbio na Irlanda, entrevistas, e com muitas dicas pra quem vai pra Dublin. Eles também tem um canal no Youtube com abordagens rápidas e interessantes sobre o tema.

- Blogs:

André e Stéfane: Esse foi o primeiro blog que li inteirinho. Vou ser sincero, correndo o risco de ser xingado: o blog não é escrito seguindo a norma culta da língua portuguesa (se é que você me entende), mas o autor escreve de uma maneira bastante carismática. Tem muitos posts, é quase um diário, e apesar de ser um pouquinho antigo, ler sobre todos os perrengues que eles passaram pode ser inspirador pra muita gente.

Um Tempo Fora: O blog da Bethânia é muito legal porque ele é enxuto, mas todas as dicas que ela postou/posta são extremamente valiosas! Li mais de uma vez, e tirei muita coisa como base nos meus últimos dias de preparação pro intercâmbio.

Barbaridades: Desse eu sou fã mais que declarado! Devorei o blog da Bárbara em pouco tempo. Num formato quase de diário virtual, é possível acompanhar todas as "aventuras" dela em Dublin, e sua vida de au-pair, além de ser escrito de uma maneira que não dá pra se cansar de ler.

Livin' la vida...Rick: Outro blog/diário muito bem escrito, tem informação também pra quem está indo pra Irlanda como cidadão europeu, além dos relatos sobre o interior, em Sligo. É possível ver o cuidado que o Rick tem ao escrever os posts, tudo bem pesquisado e apurado. 

Um Fabuloso Destino: Completando a última integrante da "trindade", a Bia escreve super bem toda a sua jornada como Au-pair pela segunda vez (a primeira foi nos EUA). Ela já encerrou o intercâmbio na Irlanda, então também é muito legal acompanhar os posts de "volta". Me identifico muito com a sua forma de escrever, assim como com a do Rick e da Bárbara, e é outro blog pra ler "sem piscar".

Savana in Dublin: O blog da Savana foi o último que conheci quando ainda estava no Brasil, e é uma boa pra quem quer saber mais sobre a vida em Dublin com uma boa dose de humor!

Ainda existem outros que acompanho e com certeza vou esquecer de algum enquanto escrevo aqui, como o Crônicas da Estrada, Samuka Intercâmbio, Nerds pelo Mundo, que mesmo com uma frequência menor de posts, também têm muita coisa bacana.

Youtube:

Marião na Europa: É quase redundância falar sobre intercâmbio na Irlanda no Youtube e falar sobre o Marião. Tem MUITOS vídeos sobre MUITOS assuntos! Ele também trabalha para uma escola que oferece cursos de inglês em Dublin. Já assisti quase todos mais de uma vez.

After the Plane: O canal do "Thi" foi um dos primeiros que eu assisti. Muito bem feito, engraçado e, apesar de não ter muitas atualizações recentes, tem um "legado" com muitas informações legais sobre suas experiências, principalmente na busca por emprego e na vida como trabalhador na Irlanda.

Casal em Dublin: Mais um canal bem engraçado sobre a vida de um casal em Dublin. Tem muita informação legal e dicas pra quem pretende fazer intercâmbio acompanhado.

Também curto muito o Canal Potatoes, da Bruna, e o do Márcio Veiga.


Informações sobre Galway


Como já era de se imaginar, é bem mais difícil encontrar informações sobre intercâmbio em Galway. Na época das minhas buscas, encontrei apenas esse e esse site, mas já mais antigo e sem muita coisa a respeito. No post que fiz sobre Galway tem algumas informações, mas mais numa visão geral sobre a cidade. Apesar disso, como já mencionei, o principal ponto de informação que encontrei na época foi o canal Time to Plant Things, que ainda acho ser a principal referência sobre a cidade para brasileiros quem sabe um dia eu não entro nesse ranking? Dessa forma, resolvi deixar a mais difundida ferramenta sobre troca de informações que temos no momento me ajudar, e postar os grupos do Facebook dos quais faço parte, onde se tem as mais variadas dúvidas e respostas, e informações (em português e inglês) sobre Galway. Os nomes são normalmente autoexplicativos, então nem vou colocar muita descrição:

Brasileiros em Galway  (sim é o mesmo nome, mas são grupos diferentes)
TerryLand Galway Online Jumble Sale (venda de coisas em geral, normalmente usadas)
Galway, Buy, Sell, Swap, or Giveaway (a mesma coisa do de cima)
House Hunting Galway (for sound people) (o mais acessado para anúncio de vagas de quarto)

Espero que essa "curadoria" possa servir de auxílio para intercambistas e curiosos sobre Galway e a Irlanda em geral. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário