Flag of Great Britain Flag of Brazil

terça-feira, 21 de julho de 2015

Dois meses!



Com atraso de uma semana, sai do forno o post comemorativo de dois meses de Irlanda! Decidi colocar apenas nesse tipo de post-resumo uma pegada mais "diário", com uma visão mais detalhada do meu dia a dia aqui. Sem mais delongas, vamos aos fatos:

Em dois meses na Irlanda:

- Eu já fiz algumas amizades, mais do que o esperado, mas como já citei antes, a estadia de europeus especialmente na minha escola é sempre muito curta. Com isso já foram inúmeros "goodbyes", e algumas despedidas na rodoviária (daqui o povo vai de ônibus pro aeroporto de Dublin), sempre com muito chororô e aquele sentimento ruim de impotência. É chato porque você se apega, fica junto quase que o tempo todo  por algumas semanas e depois dá adeus sem ter muita certeza se vai ver a pessoa de novo (apesar de combinarmos viagens num futuro próximo). É triste, falo que não vou fazer mais amizades "curta-metragem", mas obviamente isso só dura até a próxima pessoa interessante aparecer. Pra passar o tempo, eu e meus amigos de "longa-duração" compramos um Jogo da Vida e um baralho claro que ensinei pra eles o que é "vaquinha". Vamos arrumar coisa pra fazer, minha gente!

- Também talvez por isso, diminui bastante a frequência com que vou a pubs aqui. Não tenho bebido quase nada, e o "oba oba inicial" das Pub Nights da escola, quando o pessoal se reúne num pub pra beber e se conhecer, já meio que passou. Entretanto preciso falar de algo que ainda não comentei: é absurda a qualidade da música ao vivo em pubs aqui! Em qualquer um que tenha esse tipo de coisa, é sempre de cair o queixo. Por mais que o conceito de "música boa" seja bem subjetivo, o que se toca nesses locais (basicamente rock, mas nada muito pesado), é impossível de não se agradar.

- Falando da escola, nesse meio tempo vivi uma reviravolta: me senti pouco desafiado no meu nível (upper intermediate); pensei em ir pro Avançado; desisti após uma amiga mudar e dizer que é a mesma coisa; decidir mudar de novo depois que minha professora disse do nada que eu deveria tentar; fiz o teste, passei, e foi a minha pior semana aqui! Foi um conjunto muito grande de mudanças: a escola está abarrotada de gente por conta da "high season" principalmente espanhóis, então precisei mudar até de prédio. Todo mundo na minha sala era novato, inclusive a professora, que tinha voltado da Espanha (?!) após longos anos trabalhando lá. O problema maior foi que os alunos eram todos ou (1) professores em seus respectivos países, ou (2) estudantes de Letras em seus respectivos países, ou seja, o nível Avançado era mesmo avançado! Além disso, eles basicamente estavam revisando conteúdo, enquanto pra mim tudo era novidade. Pedi inicialmente pra mudar de turma, mas depois de dar uma fuçada no conteúdo do livro, vi que precisava revisar algumas coisas mesmo. Assim, antes mesmo de mudar de sala, pedi pra voltar pro nível anterior. O problema agora é que tenho a mesma sensação de antes, ou seja, nesse nível vejo muito do que já aprendi no Brasil. Alguém pede pra criarem um "Pré Avançado" na minha escola, por favor! :P

- Ainda no quesito mudanças, mudei de quarto na minha casa. O novo é quase 3 vezes maior que o antigo, tem suíte e é apenas 20 euros mais caro. Achei um negócio da China, só que na Irlanda, haha! Precisei dar uma faxina GIGANTE, já que o antigo morador era irlandês, e digamos que alguns deles não são muito conhecidos pelo quesito limpeza. De qualquer forma, a nova housemate é também irlandesa, mas garantiu que é super organizada nesse sentido. Oremos!

- Desde o início sempre achei a água daqui meio salgada. E quando digo água não é só a da torneira não (até porque tomar água da torneira aqui é como ganhar um dragão muito escandaloso na sua barriga), mesmo a de garrafa (água mineral) é do mesmo jeito. Só agora consegui encontrar uma marca que tenha o mesmo sabor que a do Brasil. eu sei que água não tem sabor, mas dá pra entender, né! Só pra constar é a "Perthshire", e vem da Escócia (isso parece muito chique, mas aqui é simplesmente normal).

- Preciso definitivamente começar a comer direito aqui. Normalmente cozinho algo simples no almoço, e faço um lanche no jantar, mas mesmo o primeiro não tem sido muito saudável. Tenho dois problemas: a geladeira da minha casa é muito pequena sério, pequena MESMO pra 5 pessoas, parece um frigobar, e tenho basicamente o espaço da porta pra acomodar minhas coisas. Somando-se a isso a pequena quantidade de legumes e verduras que tem aqui e que conheço e/ou gosto de comer, não sobra muito jeito de comer certinho não! Mesmo na minha casa no Brasil, minha família nunca foi muito encanada com esse lance de ser saudável, mas aqui a coisa tá feia e até meus housemates já comentaram. O interessante é que sempre que posso cozinho pros meus amigos aqui e modéstia a parte, fica sempre bom. Já tive a audácia de fazer comida asiática pra asiáticos (arroz chau-chau e frango xadrez), e lasanha pra um italiano de Bologna claro que morri de vergonha, mas só descobri depois que já tava pronto. Também já comi coisas boas e outras nem tanto feitas por amigos coreanos, japoneses, italianos e suiços.

- Não tenho acompanhado séries depois que GOT acabou, e realmente sinto que usar esse tipo de coisa, assim como música, ajuda muito no meu aprendizado do inglês. Além de tudo é rídiculo como sempre usei desse artifício antes, e aqui no "vamos ver" tenho assistido apenas "Masterchef Brasil" me julguem, mas eu adoro! Viva o Youtube nesses momentos! Preciso de novas (mesmo não tendo muito tempo), ou que as minhas recorrentes voltem logo da "entressafra".

- Tenho lido sobre a situação atual no Brasil, e as coisas têm me assustado! A situação política parece estar ainda pior do que quando saí, e a tal crise também não parece dar sinais de melhora. Espero encontrar as coisas melhores quando voltar.

- Tenho estado bastante ocupado nos últimos tempos por 3 grandes motivos. O primeiro deverá ser o tema do próximo post: estou trabalhando como voluntário aqui por duas semanas, mas detalho depois. Sobre as outras duas coisas ainda é segredo, mas dando certo ou não conto aqui depois. O fato é que são coisas que poderiam mudar o rumo do meu intercâmbio (e consequentemente da minha vida) como eu jamais poderia imaginar.

E que venha o próximo mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário