Flag of Great Britain Flag of Brazil

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Pé na estrada: Cliffs of Moher




Nota mental: Mesmo (felizmente) arrumando bastante coisa pra fazer aqui em Galway, preciso encontrar tempo e criar o hábito de postar aqui pelo menos duas vezes por semana, e de preferência, próximo dos acontecimentos relatados, pois do contrário preciso ficar forçando minha memória e correndo o risco de não conseguir contar tudo que deveria. Ponto.

Confesso que de todos os blogs que acompanhei/acompanho sobre intercâmbio, os posts que sempre menos me interessam são os referentes às viagens. Não sei explicar necessariamente o porquê, e até acredito que dê um trabalho danado relembrar tudo, postar foto, etc, mas sempre tive a impressão de que é o tipo de coisa que é mais interessante pra quem escreve do que pra quem lê. Espero que quem me acompanha aqui tenha uma impressão contrária, e no final das contas, eu vou postar do mesmo jeito, rs!

Há dois sábados atrás, precisamente no dia 30/05, decidi fazer minha primeira viagem aqui na Irlanda. Destino: Cliffs of Moher. Pra quem não conhece, os Cliffs são um dos mais famosos pontos turísticos de toda a Irlanda, onde já foram gravadas cenas de alguns filmes, como uma das sequências do Harry Potter. 

Pra ser sincero nem é uma viagem assim tão longa, já que os Cliffs ficam no condado de Clare, ao lado do Condado de Galway (condado é relativamente parecido com o conceito de estado no Brasil, só que beeeeeem menor), mas quando se fala de terras irlandesas, já é sabido que nunca é muito demorado percorrer os caminhos por aqui. Saímos de Galway às 10hs, chegamos aos Cliffs por volta de 14hs, e retornamos à Galway por volta de 18:30hs.

Na verdade minha viagem foi motivada apenas por um amigo brasileiro que estava à passeio em Dublin, com sua namorada que está estudando inglês lá, e resolvemos tentar nos encontrar. Após alguns planos fracassados como ele vir pra Galway de carro, ou vir de ônibus e irmos juntos pra viagem, ele acabou decidindo ir em uma "excursão" que saía de Dublin, e tentaríamos nos encontrar já nos Cliffs e é claro que deu tudo errado!

De qualquer forma, ainda tentando fazer esse plano dar certo, e logo depois de apenas deixar minhas malas na casa nova, saí correndo pra pegar o ônibus (que sai da rodoviária de Galway, ou seja, do lado da minha nova casa <3). No ônibus, o motorista/guia fica com um microfone falando o tempo todo a respeito das coisas que vamos vendo no caminho, sempre de maneira bem divertida. Bom, na verdade aqui entra o primeiro problema, pois fazendo um balanço, acho que entendi por volta de 30% do que ele falou. Não sei se devido ao sotaque, a não ter a "leitura labial", ou à uma v@g@b*** irlandesa que estava sentada atrás de mim e fazendo uma bagunça ABSURDA! Ela cantava, gritava, batia palma, sério, tava pior do que aquelas excursões que a gente faz na escola, mas só com a turma do fundão. Até achei que era francesa porque né...

Na viagem a gente foi parando em alguns lugares interessantes no caminho e que me fizeram chegar tarde nos Cliffs. Visitamos um castelinho, um cemitério, um local com umas pedras com umas "depressões" não entendo nada de Geografia, dentre outras coisas. Não vou ficar citando todos aqui, pois não entendia direito o que o guia falava, e porque acho que seria chato. As fotos estarão no final do post.

Indo ao que interessa, após uma parada pra comer em uma pequena vila no caminho, chegamos aos Cliffs após uns 15-20 minutos. Comecei minha saga tentando encontrar meu amigo e sua namorada, até insistindo na internet que incrivelmente tinha sinal aquele lugar no meio do nada. Mas logo depois vi que não teria sucesso, e resolvi utilizar a incrível tecnologia de "reconhecimento facial", ou seja, fui tentando encontrar eles reparando no rosto de todo casal que encontrei no caminho. Hahaha!

Andei por quase 2 horas sem parar. O lugar é absurdamente alto, e absurdamente extenso! Você anda, anda, encontra um lugar alto pensando ser o cume, mas só encontra mais trillha pela frente! Mas acabei dando bastante azar, porque nesse dia estava MUITO frio, e ventava como nunca presenciei antes na minha vida!

A vista é imponente, e existem placas oferecendo ajuda à pessoas que pensam em se suicidar lá, e até uma em homenagem aos que tiveram esse triste fim. Houvi bastante português lá, mas mais um monte de outras línguas também, principalmente espanhol, alemão e inglês really?!

Depois de desistir de procurar meu amigo, e já bem cansado, voltei pra "base", que é tipo uma entrada, onde existe umas lojas de souvenir, lanchonetes, banheiro, e até um museu interativo legalzinho. Após alguns minutos o ônibus partiu rumo à Galway, parando ainda em alguns lugares "interessantes" (dessa vez com aspas mesmo, pois um desses lugares foi tipo um círculo um pouco elevado "no meio do mato", onde o guia falou algo sobre ser uma região encantada. Não sei se eu já estava muito cansado, ou era a irish bitch me atormentando, mas achei bem desnecessária a quantidade exagerada de paradas).

Resumindo: não encontrei mesmo meu amigo (o ônibus dele saiu dos Cliffs no momento em que eu estava chegando!); e fazendo um balanço, eu confesso que até de certa forma me arrependi. Só fui nesse dia por causa dele, e nem nos encontramos. O dia estava muito frio e até meio feio. Mas o pior de tudo é que esse tipo de passeio é normalmente pra se fazer acompanhado, preferencialmente de casal acho que eu era o único "forever alone" no ônibus. Me senti bem sozinho, e ainda tinha a louca atrás de mim pra ser a cereja do bolo!

Eu recomendo a viagem, pois o lugar é realmente fantástico, mas se possível tentando evitar o que eu citei acima. Espero fazer mais viagens (e provavelmente elas não serão acompanhadas mesmo), mas gostaria de ter mais sorte das próximas vezes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário