Flag of Great Britain Flag of Brazil

terça-feira, 13 de outubro de 2015

5 meses!


No último mês, principalmente por conta da viagem, acabei não fazendo o post-balanço do mês. Vou tentar então, resumir tudo o que aconteceu e que eu lembro durante todo esse período. Here we go:

- Desde que voltei da viagem e que o período de alta temporada na escola, quando havia aluno pra todo canto, acabou, resolvi também voltar ao nível avançado. Nem precisei fazer muita coisa, já que como havia passado no teste quando estive por uma semana lá, não seria necessário passar pelo mesmo processo. Basicamente pedi pra me colocarem lá de volta e pronto. Desde então - isso tem por volta de um mês - tenho gostado bastante (o que mostra que tive mesmo uma triste coincidência de uma professora e alunos "super avançados" quando estive lá). O estilo de aula, mesmo entre diferentes professores, é sempre focar mais na evolução do vocabulário do que necessariamente em gramática (o que eu particularmente prefiro, nessa altura do campeonato). Nas últimas semanas tivemos algumas mudanças, como um professor inglês sim, da Inglaterra mesmo e um aumento de número de brasileiros na minha turma, de um (eu, dah!) pra quatro. Normalmente não há nenhum "problema" nesse sentido, principalmente por estamos no nível mais alto na escola e por consequência num estado em que deveríamos todos nos comunicar em inglês, mas às vezes existem algumas conversas desnecessárias em português. Hashtag preguiça.
Vale citar que, não sei se devido à recente "quase" alteração nas regras de intercâmbio na Irlanda, mas percebi um aumento considerável de brasileiros na escola e nas ruas em geral, mas ainda distante da realidade de Dublin creio eu (estive de passagem em uma escola lá e vi 99% das pessoas serem brasileiras. Sim, a gente ouve falar, mas confesso que me assustei ao presenciar isso).

- Tenho ainda um pouco mais de um mês de aula, o que me incomoda um pouco pois caso não arrume emprego (assunto do próximo tópico), precisarei mesmo encontrar algo pra fazer. Candidatei a uma vaga part-time pela primeira vez aqui (loja de coisas "tech"), mas se nada acontecer, vou definitivamente arrumar pelo menos um trabalho voluntário.

- Com relação a trabalho full-time, já tive quase todas as experiências possíveis: recebi inúmeros "não foi dessa vez" de empresas as quais me candidatei para alguma vaga; já fiz várias entrevistas por telefone, especialmente de agências de recrutamento (extremamente comuns aqui) que prometem entrar em contato quando tiverem algo disponível para o meu perfil de não portador de passaporte europeu, e as que de fato retornam são raras. Hoje vejo que a questão de não ter o passaporte ser meu principal empecilho aqui. Entretanto até entrevista presencial em Dublin eu fiz no último mês. Era pra uma multinacional enorme, mas no final descobri duas coisas: o tipo de trabalho pra vaga que ofertaram - Business Analyst - não tinha ligação nenhuma com o que eu tenho experiência. E pra cereja do bolo, apesar de eu ter informado quando me cadastrei que não tinha o visto de trabalho, aparentemente eles não checaram isso, e no meio da entrevista descobrimos que esse ponto não estava claro (e a empresa não oferece esse tipo de "suporte" que eu precisaria, conforme expliquei aqui).
Olhando para o retrospecto, estou procurando emprego aqui há mais ou menos 3 meses, e pra ser sincero, achei que seria bem mais fácil. A combinação de não possuir o visto de trabalho com a falta de uma enorme experiência na área em que quero focar (apesar de ter alguma) acaba empacando a coisa, e me leva a uma dicotomia. Se não encontrar nenhuma oportunidade aqui, preciso voltar pro Brasil antes do final de janeiro. Vínculos familiares a parte, não sinto hoje a menor vontade de voltar pro país e pro tipo de vida que vivia antes. Daí fica aquela coisa aberta sobre o futuro: se arrumo algo aqui, não faço ideia de como poderia ser essa "nova vida" num outro país (a realidade de "trabalhador" é fatalmente diferente da minha hoje, mas a principio estou disposto a pagar pra ver); senão, preciso voltar e também não sei direito como vai ser. Considerar um retorno para o Brasil hoje seria pra encontrar um emprego que me permitisse trabalhar viajando pelo país e/ou principalmente pelo mundo afora, ou na pior das hipóteses, caso isso não aconteça, consigo me imaginar no máximo vivendo em outro estado. Sempre tive a sensação de que minha cidade é pequena demais pra mim, e agora só consigo ter certeza super estranho o morador de Galway falar sobre não gostar de morar em cidade pequena, rs.

- Ainda na questão profissional, dois dos meus objetivos a serem realizados quando planejei meu intercâmbio estão em execução. O primeiro, aliás, era obter uma certificação a respeito de uma metodologia que estudei e me apaixonei na minha pós. Basicamente precisei reler um livro enorme e fazer a prova nada fácil pela internet. Não sei qual o peso dessa certificação no mercado (a metodologia ainda não é tão difundida) mas acredito tanto nela como solucionadora de vários problemas que presenciei ao longo da minha experiência que precisava de algo que comprove meu interesse, nem que fosse só pra mim. O outro ponto é: estou escrevendo esse post num ônibus, indo pra Dublin! O bendito "curso na área" que tanto citei ao definir o destino do meu intercâmbio finalmente irá começar. Acabei decidindo pegar o de melhor custo-beneficio leia-se mais barato, pois o euro está nas alturas, mas a escola tem uma boa reputação. Por ser uma vez na semana durante os próximos 4 meses, acabei preferindo continuar morando em Galway. Assim, "viajar" pra Dublin às segundas-feiras será minha nova distração o que aliás significa mais tempo dentro do ônibus do que na sala, mas ainda acho que vale a pena.

- Meus dias aqui ainda tem mais ou menos a mesma estrutura: escola pela manhã e ficar com amigos durante a tarde e noite. Por mais "à toa" que isso possa parecer tá bom, às vezes é sempre conseguimos arrumar algo pra nos ocupar e entreter, seja indo ao cinema, cozinhando, ou simplesmente batendo-papo horas a fio. Não costumo fazer nada especial no fim de semana, e sábado é o dia "de caverna", ou seja, sair da cama só pra comer, e por séries/filmes/youtube/blogs em dia. Pra quem trabalhou desde os 16 anos (e estudou até hoje) sem parar, confesso que me dou ao luxo de viver assim por um tempo, hehe.

- Em contrapartida, tenho andado ocupado nas últimas semanas por conta de um projeto pessoal que ironicamente me fez voltar pra área técnica de TI. Ainda não posso dar mais detalhes, mas em breve tudo será esclarecido.

- Continuo com um relacionamento bem legal com meus housemates. Se num acaso encontramos algum assunto que nos interessa, enveredamos nele por horas conversando. Não sei se já citei aqui, mas temos um "quadro negro" que compramos, e onde escrevemos palavras que aprendemos no dia a dia. O legal é que acabo ajudando eles em dúvidas que eles têm, e meu apelido por aqui já é teacher quem me dera. O problema é que o casal de italianos está de mudança, e isso acabou trazendo uma preocupação, que será o tema do próximo post.

À caminho de um semestre na Irlanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário