Flag of Great Britain Flag of Brazil

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Três meses de Irlanda!


Como o post sobre três meses de Irlanda tá atrasadíssimo (11 dias pra ser mais exato), e os últimos posts foram enoooormes, resolvi criar um resumão mais compacto das minhas experiências e do dia a dia aqui, basicamente com o que eu sempre (ou quase sempre) faço, e nunca (ou quase nunca) faço, obviamente não respondendo uma coisa em um e o oposto no outro! Chega de enrolação e vamos aos fatos:

Em três meses de Irlanda, eu nunca ou quase nunca...

- ...penso na chuva e/ou frio na hora de sair: Especialmente em Galway, chove praticamente todo o dia desde que cheguei aqui, em maior ou menor intensidade. Períodos que vão de alguns dias a semanas sem o sol dar as caras também não é nada incomum, e quando ele aparece, normalmente a ventania também está no combo. Com isso, você tem duas opções: (1) ficar em casa e xingar muito no Twitter, ou (2) encarar o frio e/ou a chuva e aproveitar o que tiver pra fazer. Seja dar uma voltinha, ir na casa de um amigo, em uma loja, etc., o negócio é estufar o peito e simplesmente ir;

- ...como 100% direito: Apesar de ter feito um esforço maior esse mês, ainda sinto que não me alimento corretamente. Como já citei antes, tento pelo menos no almoço comer direito, ou seja, pelo menos um legume ou verdura tem que aparecer. Novamente, juntando as diferenças do que se tem disponível aqui em comparação com o Brasil, bem como o espaço mínimo que possuo na geladeira da casa (é pouco maior do que um frigobar de hotel e precisa ser dividida pra 5 pessoas), a coisa fica bem complicada;

- ...assisto TV: Isso é algo que me toquei esses dias, pois tirando as duas semanas iniciais, quando ainda estava na acomodação da escola e assistia TV por uns 20 minutos enquanto almoçava, eu simplesmente nunca sequer liguei a televisão na minha casa atual. Não que eu fosse um espectador compulsivo no Brasil, mas vez por outra eu assistia algo aqui e ali. De qualquer forma, Youtube, torrent e Netflix fazem um pouco parte dos meus momentos de tédio entretenimento aqui no meu notebook mesmo (inclusive assistindo algumas coisas em português. Já falei que adoro Masterchef Brasil?)

- ...falo em português: Meu contato com brasileiros aqui é pequeno e/ou esporádico, logo converso muito pouco na minha língua aqui. Há poucos dias atrás eu realmente me assustei com a minha própria voz (?!) quando troquei 2 frases em português com um colega de classe. Como converso com minha família basicamente por texto eu ODEIO ligação telefônica, as possibilidades de uso da língua acaba ficando restringido. Mas no uso de internet inclusive aqui no blog e na comunicação com eles e amigos em geral (leitura e escrita), obviamente ainda uso português;

 - ...ouço música: Isso era algo que sempre fiz a vida toda praticamente todo dia, e que também me ajudou muito no aprendizado do inglês (assunto pra um post), mas aqui, devido a rotina e a não realizar longos deslocamentos sozinho, que era quando normalmente aproveitava pra ouvir e cantar como doido, isso praticamente não acontece, e confesso que sinto falta;

- ...fiquei doente e precisei de remédios: Tirando relaxantes musculares que precisei quando me aventurei como atleta de fim de semana, e uma dorzinha aqui e outra acolá, praticamente não tomei remédios aqui, nem tampouco adoeci. No entanto esse tópico é a típica lei de Gaga Murphy, pois pensei nele quando tive a ideia do post, mas tô escrevendo estando há 3 dias gripado e tendo quase finalizado uma caixa de Resfenol, sem muitos resultados. Parti pro antigripal irlandês agora. Wish me luck!;

- ...viajei: Como já disse antes, nesse meio tempo aqui só estive nos Cliffs of Moher e em Dublin (que nem podem ser considerados assim como viagem), sempre empurrando com a barriga e esperando pela "melhor oportunidade". No entanto, daqui a menos de 2 semanas faço com alguns amigos a primeira viagem fora da Irlanda, e acho que vai ser bem legal.


Em três meses de Irlanda, eu sempre ou quase sempre...

- ...estou com meus amigos: Como já mencionado, minha rotina ainda está bastante condicionada ao "mundo" da escola, e talvez por isso as pessoas com quem sempre estou sejam todas de lá. Basicamente composta por mim, 3 coreanos e uma japonesa, nossa turma está sempre junta, procurando algo pra fazer e fazendo algo juntos, seja manhã (quando não tem aula), tarde ou noite, dia útil, fim de semana ou feriado. São pessoas bem parecidas comigo e, apesar das diferenças culturais, gostamos sempre de estar juntos, brincando, falando bobagem e batendo papo. Já fomos inclusive questionados por um colega japonês se, devido à quantidade de tempo que passamos juntos, não enjoamos uns dos outros. Bom, pelo menos por enquanto, não, hahaha!;

- ...uso apps como o Google Translate ou Oxford Dictionary: nas nossas conversas, ou mesmo na sala de aula ou em bate-papos mentais, sempre dou (aliás, damos) uma checada em alguma palavra que não sabemos o significado, ou que sabemos apenas na nossa língua materna. Confesso que uso com bastante frequência e ajuda um bocado quando o bendito do vocabulário especifico escapa;

- ...tenho procurado emprego (full-time, part-time, voluntário): depois da saga narrada no último post, já é de se imaginar que isso tem ocorrido. E não tô me limitando muito não! Mesmo vagas part-time (praticamente impossível, mas vai que...) e/ou mais trabalho voluntário eu tenho considerado, apesar de, conforme dito antes, pretender focar mais em emprego apenas na volta da viagem;

- ...vou ao supermercado: devido às proporções nada amigáveis da minha geladeira, preciso ir ao mercado com alguma frequência. Na verdade, seja pra comprar algum ingrediente específico para um almoço em grupo, algo que faltou de última hora, ou apenas pra fazer companhia a alguém, acabo indo quase todo dia!! Como já citei, aqui existem algumas opções de supermercado (e tem o post de utilidade pública da Bia sobre o assunto), mas acabo quase sempre indo ao Tesco pois, mesmo não sendo o mais barato também não é o mais caro, e é o que mais tem opções. Como sou chato enjôo das coisas facilmente, preciso variar e lá acaba ajudando nisso;

- ...como doce (especialmente chocolate): Esse é um hábito muito estranho que adquiri aqui. No Brasil nunca fui muito fã de chocolate, mas podendo comprar Kinder Bueno recheado com pedaços do paraíso e chocolate branco relativamente barato aqui, já virou rotina a "cota de gordices" de toda compra;

- ...ouço espanhol nas ruas: Já não sei se é só pela "alta estação" na cidade, mas é fato que se ouve muito espanhol nas ruas aqui. Pra quem tá pensando em vir pra cá, acredite: pra bater a proporção deles aqui ainda falta um bocado de brasileiros, hehe.

E que venha mais um mês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário