Flag of Great Britain Flag of Brazil

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A turma do barulho! - Parte 3


E antes tarde do que mais tarde nunca, vamos à nossa terceira entrevistada!

A convidada de hoje é a japonesa Yui. Conheci ela na minha antiga sala, quando ela subiu de nível. No início ela era extremamente tímida, e estava mais naquela coisa de "amigo de amigo". Mas depois nos aproximamos e pude conhecê-la um pouco mais. Yui é uma pessoa super interessante pois, ao mesmo tempo em que é quieta e reservada, não nunca deixa de contestar e de tentar provar que está certa em uma discussão que a envolva. Ah, e foi ela quem criou esses nossos "avatares" (muito parecidos com a gente) já há algum tempo, e eu resolvi usar aqui! Enfim, simbora!



Quem é você?

Eu sou Yui Kanamori, e eu sou japonesa. Eu tenho 21 anos.


De onde você é (cidade e país)?

Eu sou de Fukui, no Japão. (Pergunto se é perto de Tóquio). Não, é perto de Kyoto e Osaka. (claro que eu tive que perguntar como se escreve cada um desses lugares).

(Pergunto se é uma cidade pequena). Sim, é pequena. E é conhecida como a cidade menos famosa no Japão. Mesmo alguns japoneses não sabem onde ela fica!


O que você faz?

Eu sou estudante universitária, e eu estudo Estudos Culturais Comparativos (nem sei se essa é a tradução correta, pois foi a primeira vez que ouvi falar disso). É muito difícil de explicar, então eu prefiro evitar falar sobre isso, hehe.

(Falei apenas para rapidamente me dizer o que ela compara). É muito difícil de explicar! Porque... dentro desse tema eu estudei um monte de coisa como... educação, gênero (homem e mulher, no caso), essas coisas... Mas é algo a respeito do mundo em geral, não só no Japão.


O que você acha da Irlanda e de Galway em geral? Você consideraria morar aqui? Por quê?

Antes de vir pra cá eu queria viver uma experiência em um país com clima como esse, e eu achava que seria bom viver em um lugar assim, mas quando eu cheguei aqui eu percebi que o clima era ruim, e que ventava muito! E por conta do vento nós podemos ser "atacados" pela chuva (experimente a sensação de pegar chuva num lugar que venta muito e verá que a expressão atacar não é exagero).

Mas eu gosto daqui, porque eu não gosto de cidades grandes. Eu gosto de cidades pequenas como Galway. Eu acho que eu poderia permanecer aqui, mas eu não quero, pois é bem caro em comparação com o Japão.


Acha que ter vindo morar/estudar aqui valeu a pena? Por quê?

Sim... Talvez... Tipo isso... Porque, como eu disse, é uma cidade pequena então se você quiser você pode focar em estudar, pode focar em algo, se você quiser.

Eu pude viajar por alguns países, e foi muito bom. No Japão isso seria bem difícil de acontecer, eu acho, na verdade eu não sei. Eu não viajei muito, mesmo no Japão, então eu não tenho certeza. Mas nesse país, devido à sua localização é muito fácil viajar pela Europa, sendo a Irlanda um país europeu. Foram experiências muito boas, e é bem barato viajar aqui.

Então se você fizer amigos aqui, você pode viajar muito, e aproveitar muito... Se você está sozinho eu acho que pode ser difícil, mas talvez estando com amigos pode ser bom viver aqui, eu acho.

(Pergunto a ela há quanto tempo ela está em Galway). 7 meses, e fico mais um mês.


Pôde aproveitar da curta distância entre a Irlanda e outros países europeus pra viajar? Qual foi sua melhor viagem? Pensa em viajar mais? Onde?


Sim, muito! Eu fui pra Bélgica, Escócia, Itália, França, República Tcheca, Alemanha e Holanda.

Na verdade é difícil de decidir (qual foi a melhor viagem). Porque quando eu fui pra Bélgica, eu achei realmente um lugar muito bom, muito legal de estar. Com comida boa, paisagens bonitas, mas pra ser sincera eu não aproveitei muito por conta de uma amiga! Ela foi bem incômoda, e eu precisei ser bem paciente a viagem inteira! Foi bom, mas...

Outro lugar também legal foi a Itália, porque eu fui pra lá com meu namorado (ele veio do Japão pra viajar com ela), e em todo lugar tinha boa comida, e tudo era delicioso, eu aproveitei muito. É um lugar histórico, e a gente pôde aproveitar muito.


Cite algo interessante sobre seu país que acha interessante dizer a estrangeiros.

Nós temos uma coisa que é bem famosa entre estrangeiros, e mesmo entre japoneses: "comida japonesa de mentira" (tradutor sofre!) No Japão, nós temos vários "exemplos" de comida em frente aos restaurantes, mas é de mentira, ninguém pode comer! Elas são de mentira, mas a aparência é muito real!

(Perguntei qual era o propósito disso). É pra mostrar o que se oferece no restaurante. E aí as pessoas entram lá e fazem o pedido da comida. E a qualidade desses "exemplos" é muito alta! É impossível reconhecer se é de verdade ou não. É algo muito interessante, eu acho.


Cite algo que você sabe sobre o Brasil (e que eu não tenha te contado).

Eu ouvi dizer que os brasileiros gostam do Japão! Sim, eu ouvi isso! Eu não sei o porquê, mas sim! Quando eu estava no Japão a imagem que eu tinha era que o Brasil é um país iluminado (ela está falando de sol, não de questões religiosas, por favor). Eu não sei o quê dizer! E um lugar divertido. Carnaval, Rio... Ah, e todos os japoneses sabem que nós estamos no extremo oposto do Brasil (a bendita história de que se cavarmos um buraco no Brasil, chegaremos no Japão pelo visto também existe lá, mas ao contrário).

(Perguntei se ela conhecia o Ayrton Senna. Pra quem não sabe, na "era de ouro" dele, ele também era ovacionado na terra do sol nascente). Eu acho que sei, mas não tenho certeza. Na verdade eu sei, porque eu me lembro do caracter japonês que representa Ayrton Senna (que na verdade soou como Airito Sena, hehe).

(Também comentei sobre um técnico brasileiro que esteve por um tempo no Japão). Zico! Zico, eu conheço!


Cite algo que você sabe sobre o Brasil (que você não sabia e que eu te contei).

Brasileiros usam "né" (sim, é mesmo verdade que temos isso em comum, o mesmo som e o mesmo significado!). Porque na verdade ontem eu estava usando o Facebook, e eu vi um comentário seu em português e estava escrito "né". E eu fiquei, tipo: "Ele usou isso!!". Eu fiquei impressionada. "Ele realmente usou isso!"


Deixe um recado pra quem for ler isso.

Sair do meu país foi uma experiência muito boa pra mim. Eu pude ver as coisas por um aspecto diferente. Eu conversei com muita gente de outros países, e às vezes eu ouvi deles coisas impressionantes, às vezes coisas tristes, às vezes coisas engraçadas, enfim, um monte de coisas.

Eu recomendo a você que viaje pra fora do seu país, e que possa ver as coisas por um aspecto diferente. E talvez assim você possa ver as coisas de uma maneira diferente, de um jeito que você não via antes.

Eu sempre ouvi que existem vários japoneses legais, mas também existem vários estrangeiros legais, e existem alguns japoneses que eu não gosto também! Então, acho que nós podemos ver as pessoas pelo que elas são, sem estereótipos, tipo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário