Flag of Great Britain Flag of Brazil

terça-feira, 14 de abril de 2015

A mini-maratona do passaporte




É impressionante o quanto algumas coisas aparentemente simples podem acabar se mostrando mais complicadas quando menos se espera! Meu processo pra tirar o passaporte começou antes mesmo de ter decidido ir pra Irlanda, mas como eu já sabia que o intercâmbio iria acontecer de qualquer forma, tratei de tentar adiantar pra o quanto antes (isso foi no final de outubro de 2014). O procedimento, como muita gente sabe, não é lá muito complicado: você entra no site da polícia federal, preenche um formulário, gera um boleto (DARF) e depois agenda a ida ao local pra efetivamente fazer o bendito documento.

Fiz esses passos todos em menos de uma semana, e consegui marcar a ida no UAI (uma das opções de lugar pra se obter o passaporte aqui em BH) pra meados de novembro, até aí tudo bem. Conferi alguns dias antes quais documentos deveria levar, e como já sabia que meu RG estava completamente detonado, vi que poderia usar minha carteira de habilitação como comprovante de identidade. O porém foi que, chegando no local no dia agendado, lá estava eu empolgado pra dar o primeiro passo do intercâmbio, quando um homem que faz a "pré-checagem" da documentação que as pessoas levam (antes de chamar pra efetivamente "fazer" o passaporte) me perguntou se eu tinha outro documento de identificação, já que minha CNH não valeria, pois era do modelo antigo (só depois fui reparar no site um asterisco explicando isso, ou seja, também foi desantenção minha...). Fiquei MUITO puto na hora, já que não conseguia achar sentido naquilo, e o que o "senhor" me explicou era que nesse modelo não estava detalhado meu nome, local de nascimento e foto AO MESMO TEMPO. O que é estranho é que o certificado de reservista, por exemplo, contém as três coisas, mas simplesmente "não serve" como documento de identificação, segundo me informaram. :'(

Tive que colocar o rabo entre as pernas e simplesmente desistir de fazer o documento nesse dia (e todo mundo sabe que conseguir agendar isso não costuma ser fácil). Só consegui remarcar pro início de janeiro de 2015, ou seja, daí a 2 meses mais ou menos. A sorte é que não tinha tanta pressa pra resolver isso, porque senão...

Já em 2015, no dia agendado, segui o conselho de um amigo e levei uma pasta de documentos necessários, e uma dos "não-necessários". Como documento de identificação dessa vez levei minha carteira de trabalho, mas pasmem: precisei apresentar minha CNH do mesmo jeito, além de até minha certidão de nascimento  ter sido solicitada (?!), mas por sorte estava na segunda pasta.

Depois disso, só precisei mesmo confirmar os dados que já havia preenchido no formulário do site, tirar uma foto na hora não estava preparado psicologicamente pra isso no momento, e aguardar o aviso de que o passaporte já teria saído do forno. Próximo da data estimada, recebi um e-mail (!!!) avisando que já poderia retirá-lo, e pra pegar depois não tive problemas. Mas a moral da história é: nunca conte que Murphy não irá dar as caras, pois é aí que ele aparece...


Nenhum comentário:

Postar um comentário