Flag of Great Britain Flag of Brazil

domingo, 19 de abril de 2015

Da teoria à pratica! Parte 2




Feita a mudança de casa, após alguns dias (um mês aproximadamente), foi hora de começar a olhar as questões de curso, agência, passagens, etc. Apesar de ler sobre boatos de que fazer tudo por conta própria poderia sair mais barato (existem controvérsias), decidi procurar uma agência, mais pela comodidade e segurança mesmo. Apesar de pensar em novamente procurar agências físicas aqui em BH, vi que era prática comum de muita gente que ia pra Irlanda fechar com agências pela Internet mesmo, e resolvi seguir a mesma linha. Essa tal de internet é linda mesmo, gente! Mais ou menos como fiz na época em que estava procurando algo nos EUA, comecei a disparar e-mails pra várias agências de intercâmbio que encontrei e que sabia que trabalhavam com escolas em Galway. Devo ter entrado em contato com umas 20 agências no total, e a maior parte me respondeu rápido.

Até pelo que já havia lido, não tive nenhuma preferência por escola em Galway, já que aparentemente todas (GCI, Galway Language Centre a.k.a. Bridge Mills, e Atlantic Galway) são boas e possuem e selo ACELS, que dá certa segurança sobre a qualidade delas. Assim, o que guiou mesmo foram o $$$ e o custo/benefício. O valor em geral das cotações enviadas na época pelas agências era parecido (normalmente com a GCI um pouco mais cara, e a Bridge Mills, no curso da tarde, a mais barata, além de alguns valores exorbitantes considerando o "nome" de algumas agências), mas o que comecei a valorizar foi o atendimento. Impressionante como existem agências não dão a mínima pra quem está cotando! Os agentes deveriam ter consciência de que seus possíveis clientes estão fazendo um plano de mudança de vida enorme, investindo uma grana suada, e que medo e insegurança vão existir mesmo (e faz parte do processo), e assim, o diferencial pode estar numa atenção a mais dada para o pobre agoniado intercambista. Logo, o conjunto de preço e atendimento acabaram levando à minha escolha final. Descarreguei, durante uns 2 dias, DEZENAS de perguntas via Skype para a agente que mais se mostrou disponível, e todas foram prontamente respondidas.

Como bom mineiro que sou, vou revelar a agência apenas quando chegar na Irlanda e estiver tudo OK, pois do contrário vou xingar muito no Twitter vou falar mal também. Até agora está tudo relativamente tranquilo. É bom citar também que o que me ajudou bastante foi que nessa época (janeiro de 2015), houve um milagre uma queda repentina do euro, e dessa forma, dei um jeito de correr e fechar rápido. Após alguns dias de muitas perguntas e respostas, lá estava o contrato assinado, e os boletos gerados (pior parte, hehe).

Edit dia 17/05/15: Conforme prometido, vai aí a informação: fechei o intercâmbio com a agência Vital Intercâmbios. Tive um ótimo atendimento no momento inicial de tirar dúvidas, e mesmo após, na compra das passagens. Só senti a coisa sendo tratada meio "de qualquer jeito" com o passar do tempo. Tive notícias ruins, como a que eu não poderia ir para a residência estudantil na minha chegada (a agência arrumou um hostel pra que eu ficasse entre quarta e sábado), e boas, como ter alguém me recebendo na cidade, o que não havia sido combinado quando fechei o pacote. Tiveram vários desencontros de informações na minha mudança para a residência estudantil (e se não é o meu inglês e meu "se-virômetro" aqui seria só Jesus na causa), mas o balanço é esse: não foi péssimo, mas não esteve perto de ser ótimo também.

Houve, entretanto, uma dúvida nesse processo que ainda não entendi direito: algumas agências diziam que é obrigatório para conseguir o visto fazer no final do curso algum teste de proficiência, enquanto outras sequer citavam isso. Recebi até um arquivo do GNIB por uma das agências que comprovava isso, e assim, o que ficou no ar é que algumas delas não falam disso, e chegando na escola o aluno tem que desembolsar mais alguns bons euricos. Pra evitar qualquer problema, condicionei fechar com a agência que escolhi a "ganhar" o TOEIC, e acabei conseguindo. Além disso, eles iriam me receber no aeroporto de Dublin e me despachar colocar em um ônibus pra Galway, tudo isso na faixa! O X da questão é sempre negociar, Brasil!

Dessa forma, estavam garantidos: curso de 6 meses na Atlantic Galway (mais TOEIC), seguro governamental obrigatório, 2 semanas de acomodação em residência estudantil, recepção no aeroporto em Dublin, ônibus pra Galway e seguro saúde privado GTA Bronze (quem já sofreu com várias crises de cólica renal a ponto de ter que fazer duas cirurgias sabe que não dá pra contar com a sorte num momento de desespero dor por problemas de saúde).

Assim, mas um item da lista de coisas se fazer para o intercâmbio acontecer estava resolvido!


CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário