Flag of Great Britain Flag of Brazil

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

OFF: Séries, músicas, inglês e o nome do blog - Parte 2


Continuando o assunto do último post:

Smash

Ainda quando estava lá pela metade de Glee, ouvi falar sobre uma outra série, a ser lançada nos moldes de "série musical". Duas coisas me chamaram atenção logo de cara: o fato da série ser produzida por Steven Spielberg (não que eu entenda muito do que ele faça, mas me soava como algo grande e bom), e de ser estrelada pela Katharine McPhee, segundo lugar em uma das edições do American Idol e MUITO melhor do que o vencedor, na minha opinião. Só de ver o teaser dela cantando Beautiful já percebi que seria coisa boa.

Contextualizando: Smash foi uma série exibida pela NBC entre fevereiro de 2012 e maio de 2013, e basicamente contava a história da criação de um musical baseado na vida de Marilyn Monroe. É uma história de ficção, mas de forma conceitual, Smash é meio que "um musical sobre um musical". A história (e os personagens) envolve toda a criação de um espetáculo em si, desde a arrecadação de fundos, elaboração de roteiro e músicas, direção, escolha de atores, coreografia, ensaios, enfim, a coisa toda. Vale frisar que a série não é um documentário, e todos os personagens têm suas histórias paralelas e envolvimentos como um drama comum. Uma das maiores "batalhas" inclusive acontece entre as personagens das atrizes Megan Hilty e Katharine McPhee, para decidir quem de fato será a Marilyn, e que se desenrola desde a primeira cena da série até a segunda temporada mas é menos chato do que parece.

Com relação a músicas, Smash mesclava músicas autorais - especialmente para o músical da Marilyn em si - com regravações, o que sempre a fez ter sido comparada com Glee, mas todas as notícias na época referiam à série como "um musical para adultos" dando uma cutucada na série "teen". As músicas também eram vendidas no iTunes próximo às datas dos episódios, e também foram lançados CDs e DVDs das temporadas.

O problema de Smash pra mim foi um pouco como Glee: apesar de com certeza haver um roteiro mais conciso e sensato, era muito claro que a série não teria rumo quando o musical estivesse concluído, coisa que aconteceu já no final da primeira temporada (ainda que com alguns ajustes finais no decorrer da segunda). Com isso, boa parte da razão de ser dela já havia sido completada. A saída então foi criar um novo musical, tido como algo meio underground e levar a história mais pra esse lado, incluindo aí até uma certa rivalidade entre personagens que participaram dos dois musicais.

Aprendi muito sobre musicais em Smash (coisa que eu conhecia pouco mas tinha muita curiosidade), e de lambuja conheci mais sobre Marilyn Monroe que eu não conhecia quase nada, e nem tinha muita curiosidade. Mais o mais legal pra mim teve a ver com o contraste entre a primeira temporada e o "musical principal" (sobre a Marilyn) chamado Bombshell, tendo toda a característica de um musical da Broadway; e a segunda temporada, com o musical "underground", chamado Hit List. As músicas do primeiro são muito boas na minha opinião (com destaque pra uma música criada na série, chamada Never Give All The Heart, baseada na poesia favorita da Marilyn), além dos covers da Katharine McPhee e da Megan Hilty. A questão pra mim é que na segunda temporada, com a criação do novo musical, entra o personagem do ator Jeremy Jordan - famoso na Broadway - e que tem uma das vozes masculinas que eu mais gosto de ouvir. As músicas de Hit List pra mim, especialmente as cantadas pela Katharine (<3) e pelo Jeremy (<3<3) estão na lista das minhas músicas preferidas de todo o sempre!

Infelizmente, Smash nunca teve amplo sucesso (apesar de ter a segunda temporada exibida junto com o The Voice, um dos programas de maior audiência nos EUA), mas teve um bom investimento. Contou com algumas participações especiais como Uma Thurman, Jennifer Hudson e Nick Jonas. A série teve indicações a premiações importantes mas nunca ganhou algo realmente relevante. Após um fraco desempenho decretado na metade da segunda temporada, foi decidido que a série seria cancelada, mas os produtores decidiram "fechar" a história e dar um happy ending. Smash parece, entretanto, manter um bom número de fãs. No final de 2013 foi organizado um show de um dia (que precisou se transformar em 2, pela demanda) com os principais atores ligados ao Hit List. Durante esse ano (2015) já foram divulgadas diversas iniciativas, aparentemente cada vez mais reais, de se levar o Bombshell de fato à Brodway. Ah, talvez também seja interessante dizer que Smash foi exibida na Rede Record, em 2013!

Assim como Glee, a minha playlist de Smash se mantém presente (ainda que, por motivos óbvios, em menor quantidade) mesmo após seu fim. Tanto é verdade que, após uma longa e incessante busca pelo nome do blog, eu acabei decidindo pegar emprestado o título de uma das músicas do Hit List cantada pelo Jeremy Jordan (<3<3). Assim, de "Broadway, Here I Come!", veio o "Galway, Here I Come!". Simples assim! :)



Por mais que a série possua toda a parte do Bombshell muito bem feita, as indicações de músicas que vou fazer serão apenas do relacionado ao Hit List pelos motivos de tiete já citados. A primeira é um solo impressionante da Katharine McPhee, e a segunda é o tema final do Hit List que é de tirar o fôlego. Vamos lá: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário