Flag of Great Britain Flag of Brazil

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

6 meses (e mais alguns dias porque tô atrasado!)


Nessa correria de viagem, emprego e encontrar uma nova casa (próximo post) acabou de novo não dando tempo de fazer o balanço de 6 meses. Decidi fazer um post-resumo em tópicos, que normalmente são até assuntos recorrentes do que me acontece por aqui. Vamos lá!


Viagens

- Na viagem pra Londres, por motivos de pobreza economia, resolvemos voltar pelo aeroporto de Cork. Já estava planejando comprar a passagem de ônibus pra Galway quando percebemos que poderíamos passar o dia lá e conhecer a cidade.

Depois de dias nublados na cidade londrina, e boatos de o mundo estar acabando em Galway, Cork nos recebeu com um dia de sol! Claro que, em se tratando de Irlanda, isso oscilou o dia inteiro, e tivemos chuvinha chata boa parte do tempo que andamos lá.

Visitamos o mercado da cidade (super legal), e a 5 minutos de lá comi fish and chips pela primeira vez e num preço super em conta! Visitamos uma galeria de artes, e ainda encontramos forças nesse quarto dia de viagem seguido pra andarmos até o campus da universidade de Cork e de um parque bonitinho que tem lá perto. Terminamos o dia em um MC Donalds único lugar disponível pra sentar por um tempo depois de dias andando e pegamos o ônibus (que gasta mais tempo de lá pra cá do que no trajeto daqui pra Dublin!).

Achei a cidade super legal (na verdade o que eu vi da cidade em um dia), e me pareceu uma bela opção pra quem acha Galway muito pequena e Dublin muito grande, pois ela parece realmente estar nesse meio termo.


- Também preciso citar que há quase dois meses estive nas Aran Islands, um conjunto de ilhas que fica a uma hora de Galway indo de ônibus, e de balça na sequência e morrer de frio se você for na parte de cima que é descoberta. É um passeio legal pra se fazer com amigos, e o propósito principal é andar de bicicleta pela ilha.

O problema pra mim foi precisar fazer esse tipo de "atividade" sem nem lembrar a última vez que tinha andado de bike! Como bom medroso que sou, morri de medo de cair, de um carro me atropelar naquelas benditas ruelas! e coisas do tipo. Passei um bocado de frio lá, mas até uma praia visitamos claro que estávamos todos encapuzados. Deu até pra ver umas focas no caminho de volta pro ponto inicial. Foi divertido mas fiquei sem sentir minha virilha por 2 dias.


Acontecimentos na Irlanda

- Já se foi praticamente um mês, mas não dá pra deixar de falar sobre o Halloween aqui! A gente sempre fica no Brasil pensando que é uma festa "estrangeira" aliás achando que é americana, quando na verdade é irlandesa, e fiquei mesmo impressionado com o quanto eles realmente celebram isso por essas bandas! Vi inúmeras abóboras enfeitando janelas, tivemos um desfile de Halloween no final de semana anterior à data no centro da cidade, e várias atividades relacionadas na escola. No dia em si, fizemos uma festinha na minha casa, com direito a comidas brasileira, espanhola, japonesa, italiana, mexicana e coreana. Depois fomos pra um pub onde bati vários papos com irlandeses bastante bêbados e amigáveis.


- Depois dessa data a cidade começou a se enfeitar pro Natal e, há mais ou menos duas semanas, foi inaugurado na praça principal da cidade o "Christmas Market", que na verdade é como se fosse uma feirinha, com barracas vendendo todo o tipo de coisa relacionada ao Natal, como comidas, roupas, etc.


Estudos

Já estou indo pra mais da metade do curso que faço em Dublin. O principal aprendizado na verdade foi que Galway é muito mais longe de Dublin do que parece, hahaha! Enfrentar essa viagem semanalmente pra alguém que não consegue dormir dentro de ônibus é bastante exaustivo!

Com relação ao curso, fiquei bem feliz em ver que consigo me virar bem. Claro que eu de certa forma já achava isso senão não teria nem me matriculado, mas num lugar em que se pressupõe que todo mundo sabe a língua, fiquei temeroso de início. Outra sensação diferente é a de aprender EM inglês. Não sei explicar direito, mas parece que meu cérebro trabalha de uma forma um pouco diferente. Tem sido interessante e espero poder usar o que tenho aprendido lá no meu novo emprego.


- Há mais ou menos duas semanas minhas aulas de inglês na escola acabaram. Eu queria fazer um post de balanço só sobre esse assunto, mas as coisas estão movimentadas e não sei se terei tempo depois, então vai aqui mesmo.

Achei super válido o tempo que passei lá, e especialmente os últimos dois meses que estive no nível Avançado, me senti mais à vontade. Em contrapartida, ao contrário do meu plano no primeiro post sobre a escola, faltei algumas vezes pelo simples motivo de preguiça. Claro que não é exigido o maior esforço do mundo, mas estudar diariamente por 6 meses, e em algo que não tem um início, meio e fim como esse curso de línguas, não é fácil! Muitas vezes falta vontade de levantar da cama mesmo especialmente depois de voltar de Dublin de madrugada. Como já havia citado antes, esse ponto de não haver uma sequência no curso (que de novo, não é um problema da minha escola, e sim do tipo de curso) é algo que me incomodou um pouco. Fica difícil mensurar seu progresso. Ainda assim gostei muito de poder praticar meu writing semanalmente estando no Avançado, parte que praticamente ficou ignorada no meu aprendizado da língua desde o início.

Ainda tenho o receio de que vir pra um intercâmbio faz mais sentido já tendo uma base na língua, até pra ter o que praticar. Mas se não tiver e quiser vir, vem também porque é possível aprender (só acredito que seja necessário mais dedicação e invariavelmente passar por alguns apertos no dia a dia).

Acho que não preciso repetir sobre como lá conheci pessoas diferentes, de diferentes lugares e com diferentes histórias. Bons professores e normalmente com ótimo senso de humor! Por fim, acho que o balanço é bem positivo mas agora chega de escola por um tempinho, hehe.


Agora é me encaminhar para os últimos dias na cidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário