Flag of Great Britain Flag of Brazil

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Buscando novos rumos (Parte 3, Capítulo 2: E finalmente... aconteceu!)


Continuando a história que parei aqui:

Algumas semanas antes da tal entrevista, numa das minhas intermináveis buscas por emprego no LinkedIn, acabei esbarrando completamente por acaso em uma vaga que fez meus olhos brilharem: Assistente de Gerente de Projetos. Eu sequer sabia que tal cargo existia, e foi um acaso danado eu ter achado essa vaga, pois sempre uso certas palavras-chave nas minhas buscas (que nem continha nessa), e ela apareceu na verdade como uma opção meio escondida de "resultados semelhantes" no site. Pela descrição tudo me interessava: não precisar ter longos anos de experiência nessa área, e ainda começar em um cargo realmente "no início", sem extrema pressão e possibilidade de aprender me parecia perfeito! O "acaso" tratou de colaborar e recebi um convite pra uma entrevista nessa empresa no dia em que estava mofando esperando pra entrevista que citei no post anterior.

Sem nenhuma menção a dress code, Thanks God! Mas claro, liguei pra confirmar lá estava eu indo na semana seguinte pra entrevista na nova empresa, dessa vez em Dublin 15 e de novo longe do Centro. Acho legal destacar, como falei nos posts anteriores dessa "série", o quanto as empresas aqui valorizam o quanto você sabe sobre elas. Estudei MUITO para essas duas entrevistas! Sobre as empresas e os cargos em si. Coisa que nunca precisei fazer no Brasil, e que do contrário certamente levariam todas as minhas entrevistas ao mais completo fracasso aqui.

Lá, novamente pude ter a oportunidade de me expressar e explicar o que sei e o que quero. Acabaram participando a chefe dos gerentes de projetos e mais um cara responsável pela área técnica, uma vez que era curioso pra eles alguém que tenha saído de uma pra ir pra outra (mas é algo bem comum no Brasil, por exemplo). Me senti extremamente à vontade conversando com eles, falamos de tudo num papo bem informal (que eu prefiro MUITO mais). Após mais de uma hora e meia de conversa, me disseram que entrevistariam mais algumas pessoas durante a semana, e que entrariam em contato em breve, deixando aberto inclusive para que eu os contactasse caso não tivesse resposta em tempo hábil.

Após menos de uma semana, recebo um email da empresa: era um convite para a segunda etapa de entrevistas! Fiquei bastante empolgado com o retorno, mas ao mesmo tempo vi que seria algo desafiador: eu deveria avaliar um dos produtos da empresa, criar uma apresentação de PowerPoint respondendo certas perguntas referentes à essa avaliação E apresentá-la para a chefe e mais um gerente de projetos! Confesso que fiquei receoso pois, por mais que eu tivesse conhecimento geral sobre o tema, não me sentia com bagagem suficiente pra avaliar e julgar o que estava correto e o que não estava!

Contextualizando: a empresa é criadora de cursos corporativos de e-learning pesquisa aí no Google se não sabe o que é e, obviamente toda a estrutura do curso tem artefatos técnicos que eu tenho conhecimento. Por outro lado, essa nem era necessariamente a abordagem que deveria ser usada na avaliação, a qual em tese iria conter críticas com relação ao design instrucional, criatividade, engajamento, entre outras. Mas, como a situação era ou me lamentar e desistir (o que eu não faria jamais nessa caso!) ou dar um jeito de aprender sobre o assunto, mergulhei de cara e pesquisei sobre tudo que envolvia esses temas, mesmo tendo pouquíssimos dias pra aprender e criar a apresentação até o momento de realmente apresentá-la.

No final, aprendi certos macetes sobre esse tipo de avaliação, e fui na cara e na coragem determinado a apresentar literalmente meu resultado final. Um pouco nervoso, mas já mais consciente do ambiente da empresa, fui recebido pela "chefe", que foi logo elogiando o meu material (precisei enviar o arquivo anteriormente para que a apresentação fosse preparada no computador da sala de reuniões). Após a chegada da gerente de projetos, comecei a apresentação. A partir daí começou uma sequência até engraçada de intermináveis elogios às minhas observações sério, não tô querendo me gabar!!. Eu já não sabia quais formas de agradecimento eu poderia usar em inglês, mas fiquei bastante contente por ver que eu tinha feito algo certo, mesmo com todas as restrições que haviam pelo caminho. Pude também questionar e entender muito de como funciona todo o processo de criação dos cursos, e o consequente gerenciamento dos mesmos.

Depois de terem me mostrado um produto quase finalizado para um cliente gigante, fiquei ainda mais encantado com a ideia de fazer parte daquilo! Sabe aquele sorriso bobo de ver algo bem feito? Era assim que eu estava quando vi o exemplo que me mostraram. E, sem desmerecer todos os sistemas e projetos que participei na minha vida profissional até então, todos eles foram parte do que chamamos de "sistemas de informação", que basicamente manipulam dados de um lado pro outro. Ter a oportunidade de usar tecnologia para algo tão nobre quando aprendizado só me animava ainda mais!

Após a apresentação e um pouco de conversa, me disseram que entrevistariam mais uma pessoa, e que na semana seguinte teriam a resposta final. (Lembrando que nesse meio tempo lá fui eu pra Londres). Sem querer criar muitas expectativas, mas um pouco ansioso após alguns dias de espera, estava eu no Chinatown almoçando como falei aqui, quando de repente recebo um email com o assunto: Carta de oferta de trabalho! Eu fiquei em estado de choque, e após longos minutos tentando baixar o anexo do email pois não tinha rede direito dentro do restaurante e eles não tinham Wifi, conseguir abrir e ver que de fato era um contrato oficial de trabalho! Eu tinha conseguido! Depois de longos meses insistindo, depois de viagens intermináveis pra Dublin, estudando e me esforçando pra me sair bem nas entrevistas, a recompensa tinha acontecido! 

Na verdade, olhando sobre um aspecto ainda maior, conseguir esse emprego era culminar num processo longo (quem acompanhou os posts iniciais do blog sabe disso), que começou no Brasil há alguns anos quando tive a oportunidade de exercer por um tempo algo que me despertou um interesse enorme. O problema foi tentar durante quase um ano lá encontrar um cargo do tipo, e nada de fato se concretizar (das menos às quase completamente prováveis). Depois disso - e sendo mais um motivo pra resolver dar um tempo lá - , ter vindo pra Irlanda, sem nem muita ideia de arrumar emprego aqui, mas perceber que meu nível de inglês era pelo menos bom o suficiente e, após ter iniciado um curso que eu considerava ser o início do processo pra de fato entrar nessa área, encontro a oportunidade "perfeita" pra me candidatar, e no final ainda consigo ser contratado é mesmo algo demais!

Então é isso: em menos de duas semanas estarei me mudando pra Dublin e iniciando uma nova etapa na minha vida! Tive todo o suporte da empresa até agora pra me auxiliar em tudo que precisei fazer e entender sobre o processo aqui na Irlanda até minha viagem pra Suiça que estava programada pra antes do Natal eles liberaram! S2. Tive ainda a sorte de a empresa já ter alguns funcionários brasileiros, o que facilitou muito no que diz respeito a eles saberem como lidar com alteração de visto e coisas do tipo que poucos lugares de fato sabem como fazer. Sei que vai ser uma mudança enorme na minha vida, e que será quase como se eu estivesse chegando novamente, mas quer saber: essa é uma oportunidade única, e eu vou tentar! Ah, e como vou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário