Flag of Great Britain Flag of Brazil

domingo, 8 de novembro de 2015

A experiência do intercâmbio, e as pessoas que cruzam nosso caminho


Depois de todas essas entrevistas, e coincidentemente após ter lido esse artigo do e-dublin e esse post do Próxima Curva me senti ainda mais inspirado pra escrever sobre o assunto.

É muito interessante como normalmente as coisas acontecem em um intercâmbio, no tocante a amizades e companhias. Decidir sair do conforto da sua casa, deixando familiares e amigos de longa data pra enfrentar o completo desconhecido já deveria ser motivo suficiente para que todos os intercambistas fossem direto para o paraíso respeitados. Quando você se vê imerso numa realidade de um país e língua diferentes (especialmente se eles não forem muito familiares pra você), isso faz simplesmente seu chão tremer, e paira uma dúvida eterna sobre o próximo passo - muitas vezes, literalmente.

Dentro desse contexto, muita gente conhece seus primeiros companheiros, seja na escola, na acomodação, no trabalho ou até no pub. Por que não? E aí é que a coisa acontece. Pessoas que você conheceu há poucos dias (e que muitas vezes nem vai ter toda a afinidade do mundo) passam a ter uma importância enorme na sua vida, e com eles provavelmente você vai vivenciar momentos únicos, de alegria, companheirismo ou de farra ou os três juntos, preferencialmente. Da mesma maneira, ter que encarar despedidas, principalmente quando as datas de início e fim de intercâmbio dos seus colegas não "batem" é algo bem ruim. Essa é uma preocupação e realidade permanente de todos nós. Já precisei dizer tchau para algumas pessoas que gostaria de manter pra sempre comigo, mesmo tendo as conhecido em poucas semanas, e quando na verdade esse tempo parecia beeeeeem mais longo.

Escrevo esse texto de forma semi-autoral, pois nesses quase seis meses aqui pude observar diversos comportamentos, desde pessoas praticamente gritando para que alguém as note e assim poderem fazer amigos, a verdadeiros imãs, que atraem mais e mais gente muitas vezes baseadas no seu puro carisma. No final, nós intercambistas estamos todos no mesmo barco: procurando algo e alguém pra se apegar, inseridos em uma realidade diferente da que vivemos durante toda uma vida. E talvez isso nos faça ser tão próximos.

Sempre fui uma pessoa que prezou mais por qualidade do que por quantidade de amigos, mas garanto que em um intercâmbio você pode levar essa máxima em qualquer extremo, e vai ser possível. Mas mais do que isso, muita gente diz que o intercâmbio é um dos melhores momentos pra se autoconhecer. Os momentos de perrengue e muitas vezes de solidão vão fatalmente te amadurecer. Mas as pessoas de inúmeras culturas, comportamentos e modos de ver a vida estarão sempre disponíveis (afinal gente diferente da gente tem em todo lugar, né).

A experiência do intercâmbio é única e individual. Talvez pelo meu excesso de auto-conhecimento, é até arriscado dizer que isso é alcançável né? eu acabei experimentando no meu intercâmbio algo um pouco diferente disso: tenho aprendido a conhecer e entender pessoas. Tenho praticado diariamente o exercício de entender que elas não precisam ser iguais a mim, e que a graça da vida está aí.

Tinha faltado meu avatar, agora não falta mais! XD

Como já citei inúmeras vezes, meu maior contato aqui são com amigos de outras nacionalidades (o que potencialmente só aumentaria os contrastes), mas me sinto sortudo. Ainda que às vezes isso seja meio estranho (já que meu contato com nativos aqui é ainda bem pequeno, e algo do que de certa forma me arrependo porque faz meu intercâmbio soar um pouquinho incompleto) penso que ter a oportunidade de conhecer gente de tanto lugar diferente é algo fantástico! Nesses quase seis meses tive contato real com pessoas de quase 30 países aqui! (1: sim, eu contei me julguem! e 2: um BEIJO pra você do Brasil que acha que eu estou na "roça" da Irlanda).

Talvez possa soar meio esnobe o fato de que não tenha nenhum amigo brasileiro realmente próximo aqui (o que não quer dizer que não tenha nenhum, muito pelo contrário), mas acho que tive a sorte de encontrar uma turma com pessoas que, independente da nacionalidade, se complementam de uma forma muito legal. E o interessante é que isso simplesmente aconteceu. Não os "escolhi" como amigos em detrimento de ninguém, já nesses momentos a dona afinidade sempre fala mais alto.

Com meus amigos dividi momentos únicos e que com certeza levaremos pra toda vida. Sabemos que nosso convívio diário possui a incômoda contagem regressiva (que pode se acentuar ainda mais caso eu encontre um emprego aqui, por exemplo). Mas enquanto isso, com o perdão do imenso cliché, vamos vivendo e aproveitando esse dúbio momento chamado presente. Um viva à amizade!


PS: Mesmo me achando eternamente "não-fotogênico", fica aí uma galeria pra ilustrar um pouco das pessoas fantásticas que conheci aqui até então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário