Flag of Great Britain Flag of Brazil

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A turma do barulho! - Parte 1

 
Já citei os amigos que tenho aqui em Galway várias vezes nesse blog. Alguns com um pouco mais ou pouco menos de presença, mas o fato é que estamos normalmente juntos, seja fazendo muita coisa você quis dizer: comida, ou não fazendo nada mesmo.

Com isso, e somado ao principal sentimento que obtive nesse intercâmbio (uma enorme curiosidade por diferentes culturas e hábitos), resolvi adaptar uma ideia antiga do blog do Rick, e o propósito dessa semana é ter posts diários de entrevistas com meus amigos!

Foram feitas as mesmas perguntas pra eles, e minhas eventuais observações estão entre parênteses. Sem mais delongas, o primeiro da lista é o Claude. Claude foi basicamente o primeiro amigo que fiz aqui. Apesar de sermos da mesma sala na época, nos conhecemos e batemos um longo papo num pub coisas da Irlanda, no famoso "Pub Night" organizado pela escola, quando semanalmente todos alunos são convidados a visitar o mesmo pub e interagir entre si e entre os nativos. Com seu jeito inocente, o considero o irmão caçula que não tive Camila, estou falando apenas de irmão caçula, do sexo masculino! Não estou te substituindo! Vamos conhecer mais sobre essa galera! Prometo que você vai se surpreender!



Quem é você?

Quem sou eu? Meu nome é Claude, meu nome em inglês é Claude (alguns asiáticos, ao virem pra cá, decidem usar um nome "comum" em inglês como seu nome, devido à dificuldade que as pessoas podem ter pra pronunciar corretamente). Na verdade meu nome na Coréia é Seul Gi Kim, e meus amigos me chamam de Seul Gi. Eu tenho 24 anos, mas quando eu voltar pra Coréia eu vou ter 25 anos, porque a gente tem uma forma diferente de calcular a idade. Eu estou em Galway há cinco meses e tenho por volta de mais dois meses aqui ainda.


De onde você é (cidade e país)?

Eu sou da Coréia - e não é a Coréia do Norte!, e a cidade é Daejeon (soa como Tê-djân). O nome da cidade é baseado no alfabeto chinês, e traduzindo significa "grande território".


O que você faz?

Antes de vir pra Irlanda, eu estava estudando, numa universidade. Meu curso é Engenharia da computação. Eu estudei por 3 anos, e eu tenho que completar mais um ano. Eu tive que interromper porque eu quis vir pra cá, e agora eu estou estudando inglês, e trabalhando pra me manter aqui. Assim que eu entrei na minha universidade, eu decidi entrar na banda de lá, porque eu gosto de música, e gosto de cantar. Eu permaneci lá por 2 anos, e na verdade eu não estudei quase nada nesse meio tempo.

Depois eu precisei parar meus estudos pois eu fui pro serviço militar por 2 anos, porque na Coréia o governo nos obriga a fazer isso. Depois disso eu voltei pra universidade por mais um ano, mas aí eu pensei: "Eu quero estudar inglês, porque eu gosto muito da língua", e aí eu parei o curso de novo pra vir pra cá.

Então foram dois anos estudando na universidade, dois anos no serviço militar, um ano de novo na universidade e agora indo pra um ano aqui, ou seja, quase 6 anos. E teve mais, porque antes de chegar aqui eu passei um tempinho na Índia. Na verdade isso fazia parte do programa de estudar inglês, então eu fiquei lá por 2 meses.


O que você acha da Irlanda e de Galway em geral? Você consideraria morar aqui? Por quê?

Essa é uma boa pergunta, hehe. Na verdade tem algumas coisas que eu preciso dizer sobre a Irlanda, porque é tudo completamente diferente da minha vida na Coréia, então tem um monte de coisa relacionada a outras pessoas, outros países...

Primeiro de tudo, eu acho que a Irlanda é um bom lugar pra se viver, especialmente com relação a pessoas, porque as pessoas daqui, de Galway, são muito gentis. Claro que na Coréia nós somos gentis e temos um bom coração, mas é um pouco diferente. Por exemplo, aqui, independente da pessoa conhecer a gente ou não, eles sempre nos cumprimentam nas ruas, esse tipo de coisa, e eles me passam uma boa impressão.

Com relação a morar aqui por um longo tempo... quer saber? É muito difícil dizer. (Pensando por um tempo). Julgando até agora, eu não sei dizer... (Pensando por mais um tempo). Pra ser sincero, como eu disse, minha formação será em Computação, e poder estudar aqui nessa área seria ótimo, pois é dito que a Irlanda é um dos melhores lugares pra se estudar TI, então por que não? Mas é legal mesmo estudando inglês, que será algo importante pro meu futuro na minha carreira, então o que eu quero é poder usar e aprender inglês o máximo possível até que eu possa conversar com qualquer pessoa. Então tem esses dois aspectos, e nos dois eu acredito que a Irlanda seria uma boa opção. Mas também tem a questão de ser filho único, e acho que seria complicado decidir viver fora do meu país. Além do que, vivendo na Coréia eu também poderia ter a oportunidade de usar inglês, trabalhando lá, ou representando a empresa em outro país. Basicamente eu não sei nada sobre meu futuro, hehe. Mas é isso, se eu tivesse a chance de trabalhar aqui, eu acho que eu tentaria.


Acha que ter vindo morar/estudar aqui valeu a pena? Por quê?

Em termos de estudar inglês por um ano? (eu disse: sim, também, mas avaliando o todo). Eu acho que realmente vale a pena. Isso é irrefutável, hahaha! (a gente tinha aprendido essa palavra em inglês durante a semana). Porque como eu disse, eu não sei absolutamente nada sobre meu futuro, e pode ser que lá eu me arrependa de algo, mas minha sensação agora é que vale a pena. Primeiro pela questão do inglês. Quer dizer, meu inglês não é perfeito, mas em comparação com como eu cheguei aqui eu sei que evolui. E segundo, pela oportunidade de conhecer pessoas. Por exemplo, pessoas da própria Coréia, Brasil, Itália, Suíça, etc, e poder fazer isso na nossa idade eu acho muito legal. E poder ter viajado para rever amigos (conforme falei aqui), manter contato, e combinamos de nos encontrar no meu país é demais! Pode ser que eu me arrependa no futuro, mas poder ter tido essas experiências com vocês, mesmo tendo que suspender meus estudos na Coréia enquanto meus amigos continuam o curso, valeu a pena.

E eu queria dizer mais uma coisa: na Coréia, quando estamos terminando o ensino médio, temos uma pressão absurda para decidir sobre nosso futuro, e depois de concluir a universidade precisamos procurar emprego. Todo mundo faz isso, meus amigos e até meus pais esperam isso de mim, pois do contrário você seria uma pessoa que falhou na vida. E no meu caso eu não tive muito tempo pra pensar no futuro, sobre o que eu gosto ou o que eu sei fazer, qual seria o meu propósito ou meu sonho. A gente se sente muito pressionado com relação a isso, e talvez seja esse o motivo pelo qual muitos coreanos parecem não ter sonhos. Então aqui eu me sinto no tempo perfeito, até por maturidade, pra pensar a respeito disso. Ainda que eu tenha mais um ano na universidade, eu acho aqui um bom momento pra isso. Enfim, acho que esse ano aqui tem sido muito bom, e legal, e adorável. É irrefutável! É isso.


Pôde aproveitar da curta distância entre a Irlanda e outros países europeus pra viajar? Qual foi sua melhor viagem? Pensa em viajar mais? Onde?

Na verdade até agora eu só viajei pra um país (Itália), com meus amigos daqui e pra nos encontrarmos com nosso amigo italiano, e viajamos também para outros lugares lá, como: Milão, Como, Veneza e Roma, e depois que meus amigos voltaram pra Irlanda eu ainda fui pra Florença sozinho. Foi muito legal, pois as pessoas sempre dizem que viajar é maravilhoso, mas eu não entendia o porquê, qual seria o propósito delas. Eu até perguntei pra algumas, e elas disseram que era pela possibilidade de conhecer novas pessoas, novas culturas, ou até porque elas gostam de beber, ou comer. E eu ainda fiquei com essa dúvida. Mas pra mim, depois da minha viagem pra Itália, o propósito maior seria ter boas recordações, especialmente estando com pessoas legais. Pra mim, sequer importa o país, ou o quanto incrível possa ser um monumento, ou o quão grande é uma igreja. Claro que poderia ser fantástico vivenciar esse tipo de coisa, mas eu penso que viajando sozinho não seria a mesma coisa. Acho que mesmo indo pra um lugar que nem parece ser tão legal assim, se estiver com amigos, já valeria a pena.

O lugar que eu mais gostei foi Veneza, pois é completamente diferente de qualquer outra coisa. O segundo seria Florença, porque é muito bonito.

Na verdade eu não fiz nenhum planejamento ainda, mas comprei as passagens pra Suíça e pra Londres. Além desses, eu pretendo ir pra Alemanha, República Tcheca, Espanha, Marrocos e talvez Bélgica ou França, depois de concluir as aulas de inglês aqui.


Cite algo interessante sobre seu país que acha interessante dizer a estrangeiros.

Algo diferente pode ser algo interessante, né? Na Coréia eu diria que as pessoas, o jeito de pensar das pessoas, pois eu acho que é bem diferente em comparação com pessoas da Europa ou da América. A Coréia é um país conservador, o que pode na verdade ser uma desvantagem pra eles, pois isso os faz ser tímidos, porque a gente fica meio reprimido ao conhecer uma pessoa. Logo depois nós criamos uma conexão forte com a pessoa, mas ficamos sempre naquela: "será que ela vai gostar se eu fizer isso?". Nós pensamos demais, especialmente com relação a pessoas mais velhas, o que é uma característica especial do povo coreano, e faz parte da nossa cultura.


Cite algo que você sabe sobre o Brasil (e que eu não tenha te contado).

Na verdade, desde que eu te conheci, eu aprendi várias coisas sobre o Brasil, tais como: corrupção, assalto, mas não só coisas ruins, como pessoas boas, etc. Mas antes disso, eu tinha na minha cabeça um certo estereótipo a respeito do Brasil, como: eles têm várias árvores, e montanhas, a maioria das mulheres são bem sensuais, se eu visitasse o Brasil eu veria cobras gigantes, tipo anaconda, e eu deveria tomar cuidado com esse tipo de coisa. Também aranhas, macacos, e um lugar muito quente. Ah, eles têm a melhor seleção de futebol do mundo, e eles jogam de amarelo.


Cite algo que você sabe sobre o Brasil (que você não sabia e que eu te contei).

Eu fiquei um pouco chocado quando você me disse certas coisas a respeito de corrupção e assalto, a segurança em geral no Brasil foi um pouco chocante, porque quando você comentou da primeira vez eu achei que não era algo muito sério, mas depois eu pude ouvir de outros brasileiros também, e vários deles já tiveram alguma má experiência desse tipo. Além de certas "zonas" onde pessoas perigosas podem viver (contextualizando, há um tempo eu expliquei o conceito de favela pra ele, mas também disse que lá existem boas e más pessoas, como em qualquer lugar).


Deixe um recado pra quem for ler isso.

Jesus! Não tem nenhum tópico ou algo do tipo? Hmm... (pensando e reclamando que é muito "aberto"). Acho que posso falar sobre meu sentimento ao terminar a entrevista? Bom, na verdade ter vindo pra Irlanda, e ter a experiência de conhecer várias pessoas pra mim valeu muito a pena, e eu estou muito feliz. Então... Eu sou o Claude... É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário