Flag of Great Britain Flag of Brazil

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Buscando novos rumos (Parte 3, Capítulo 1: Entrevistas aqui e acolá)


Sequer imaginava que a história que começou aqui e aqui teria mais um capítulo. Mas teve, e essa é razão motivo, causa ou circunstância desse post.

Como citei lááá atrás (há mais de 3 meses), minha busca por emprego esteve ativa durante todo esse meio tempo. Principalmente depois de ter conversado com minha família sobre a real situação do Brasil no momento porque só tomar como verdade o que está no Facebook não me pareceu ser a coisa mais correta, eu fiquei ainda mais motivado. Fico muito triste pela situação como um todo, mas pondo na balança que basicamente me desfiz de tudo que tinha lá pra vir pra cá, tendo vários indícios de que as chances de pelo menos recuperar isso atualmente não estaria muito fácil, só foi motivo pra colocar ainda mais combustível na minha vontade de achar algo pras bandas de cá. Nesse meio tempo foram INÚMEROS emails candidatando à vagas (eu diria sem pensar muito que foram boas centenas de envios), várias, VÁRIAS entrevistas com agências de recrutamento que nunca ou quase nunca deram em nada, até que algo mais concreto aconteceu.

Acabei fazendo algumas entrevistas aqui. Além das por telefone com as benditas agências, uma empresa de software multinacional me chamou pra uma conversa em Dublin há uns dois meses. Acabou valendo bastante para experiência, mas como um todo foi um completo desastre. A vaga era não-técnica, mas talvez até demais (o cargo seria Business Analyst e às vezes o cargo é tão vago quanto o nome, e eu basicamente precisaria ficar manipulando macros do Excel). O mais engraçado é que apesar de eu ter mandado no formulário de inscrição que eu precisaria de apoio pro processo de visto, a pessoa que me selecionou provavelmente não viu esse detalhe, e no meio da entrevista eu e as entrevistadoras acabamos percebendo isso, já que eu comentei que precisava, e elas disseram que a empresa não fazia isso normalmente. Me senti meio deslocado logo ao chegar, pois senti que acabei não me vestindo de uma forma completamente formal para o ambiente (que eu desconhecia e que não fui informado), enfim, muita coisa errada! Acabou não rolando mesmo...

Meses depois, e depois de já começar a pensar em desistir uma grande empresa da área financeira (que eu já tinha participado em um processo pra uma vaga antes e que não tinha dado em nada) me chamou pra uma entrevista mais ou menos pro mesmo tipo de vaga da anterior, e finalmente foi conseguida através de uma agência. Mas esse pessoal é tão ruim de serviço que o gentleman me disse que me inscreveria em uma vaga, e só soube que era outra no caminho pra Dublin! A empresa comunicou que possuía um ambiente casual, mas que eu deveria ir vestido de uma maneira "formal" claro que tive que ir atrás do que isso significava. Sim, significava ter que ir de terno e gravata. E sim, claro que eu não tinha trazido nada disso do Brasil!

Lá fui eu junto com alguns amigos rumo à Penneys, pra fazer a compra completa: terno, calça, gravata, camisa social e sapato. Aliás, novamente preciso fazer uma observação sobre a gentileza irlandesa: nós estávamos completamente perdidos, já que a numeração dessas coisas aqui é diferente eu mal sei a do Brasil, e ainda tinha que preocupar se tudo combinava e se estava suficientemente formal. Foi aí que foram surgindo funcionários da loja, um após o outro, ajudando com tudo que se pode imaginar: enquanto um tinha ido buscar outra numeração de sapato, o outro dava nó na gravata, e outro buscava uma camisa que combinasse mais com o terno! Tinham umas 5 pessoas me ajudando! Vivo (como vários estrangeiros que já conversei, inclusive) uma relação de amor e ódio com irlandeses, mas esse é mais um exemplo de que não devemos olhar só pra nacionalidade, e dar graças a Deus que existam boas pessoas em todo o canto as más e estranhas a gente tenta ignorar.

Voltando ao assunto, fui pra entrevista no dia seguinte. Após a viagem (saindo de Galway), precisei de por volta de uma hora de Luas o bonde "fofinho" de Dublin <3 pra chegar em Dublin 24. A empresa, que ficava no meio do nada num "parque tecnológico", me deu um pouco de canseira pra ser encontrada. Após uma hora de espera cheguei cedo just in case, conversei com dois responsáveis pelo setor. O projeto era grande e exigiria um pouco de conhecimento em uma área que eu não dominava, mas particularmente não achava isso um problema enorme. A empresa, que no momento tinha por volta de 300 vagas abertas, já era conhecida por fornecer o visto de trabalho, então isso não parecia ser um grande problema. Saí contente de lá, pois após mais de uma hora de conversa, tive aquela sensação de alívio de pelo menos ter dado "o meu melhor". Pude explicar sobre a minha experiência e meus objetivos e o inglês não pareceu ser um problema.

Após ter aguardado por volta de duas semanas por alguma resposta e ter questionado por algum posicionamento ao cara da agência, do qual eu espero resposta até hoje, recebi um daqueles e-mails automáticos de agradecimento. Mas pra ser sincero, nem liguei muito, pois algo ainda mais legal estava acontecendo...

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário