Flag of Great Britain Flag of Brazil

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A turma do barulho! - Parte 4



Encerrando a semana de entrevistas afinal essa é minha turma e não a escola inteira, quem aparece por aqui hoje é a Boreum. Sim, dessa vez é uma coreana que não tem nome em inglês! Boreum é a responsável por ouvir e criticar todas as minhas piadas infames. Somos bastante próximos (minha housemate já perguntou se somos namorados. E não, não somos!), e brincamos um com o outro o tempo todo. Ela muitas vezes tem um ar meio pessimista e pra baixo (como talvez tenha parecido nessa entrevista), mas não se deixe enganar, ela é uma ótima pessoa, amável e super agradável. Tanto é que já começamos a conversa assim:

-Você me promete não usar isso? (pergunto "O que? O áudio?") Minha voz. MINHA VOZ (se aproximando do meu celular que gravou a conversa). E não, eu não usei sua voz, Boreum, hehe.



Quem é você?

Eu sou da Coréia, e meu nome é Boreum Kim (soa como Bórúm, mas o anasalado do "m" é diferente do nosso e não da pra explicar só escrevendo). E... eu tenho 23 anos. E... eu sou estudante... (pedi pra ela parar por aí porque isso fazia parte da outra pergunta).


De onde você é (cidade e país)?

Gyeonggi-do (algo como kiônguidô), Coréia. (Eu disse a ela que não precisava responder como um robô).

(Perguntei se era uma cidade grande). Sim, é grande. É maior do que Seoul, a capital. (Questiono se em extensão ou quantidade de pessoas). Ambos, talvez... Não, só em extensão.


O que você faz?

Eu sou estudante, estudante universitária, e eu estudo Ecologia Humana (espero que essa seja a tradução correta de novo, porque não conheço). Em particular sobre crianças e famílias.

(Pergunto se com isso ela aprender a como lidar com eles). Sim, especialmente o desenvolvimento da criança e da família também. (Questiono também qual tipo de carreira uma pessoa pode ter estudando esse curso). Eu posso trabalhar em jardins de infância, e... eu posso trabalhar em conselhos tutelares, assistência social, coisas do tipo.

Eu estou estudando lá, e quase terminando o curso. Eu ainda tenho mais um semestre.


O que você acha da Irlanda e de Galway em geral? Você consideraria morar aqui? Por quê?

Não, claro que não... É tudo pequeno, tudo. Não apenas pela extensão, mas economia, eu creio que seja menor do que meu país. E população também, é em uma quantidade bem menor (mesmo com um território pequeno, a Coréia possui uma das maiores densidades demográficas do mundo!). Então é muito diferente.

Eu não considero viver aqui porque é pequeno, e eu gostaria de viver em um país grande. Aqui é muito calmo, e não tem nada pra fazer.


Acha que ter vindo morar/estudar aqui valeu a pena? Por quê?

Avaliando até agora eu não sei dizer, porque eu ainda estou pensando se vale a pena ou não! Na verdade... Mas com relação a quê? Em geral? Eu preciso pensar se vale a pena! Porque claro que aqui eu posso usar inglês ao invés de coreano, e posso focar na língua. O que mais? Eu realmente não sei... Você está me deixando perturbada!

(Pergunto há quanto tempo ela está aqui). Há 5 meses.


Pôde aproveitar da curta distância entre a Irlanda e outros países europeus pra viajar? Qual foi sua melhor viagem? Pensa em viajar mais? Onde?

Sim. (modo robô de novo).
("Qual foi sua melhor viagem?"). Itália.
("Por quais países viajou?"). Itália, Aran Islands (pra quem não conhece é um conjunto de ilhas que fica a uma hora daqui de Galway. Mas obviamente disse a ela que isso não contava como país). Holanda, Alemanha, República Tcheca, mas Itália foi o melhor lugar em que eu já estive, porque eu pude aproveitar pra passar o tempo com meus amigos lá, e o país possui locais lindos, e é também um lugar com uma grande bagagem histórica, então eu me diverti visitando esse tipo de local. E o clima é ótimo.

Eu pretendo viajar mais! Pra Inglaterra, Bélgica, e Suiça! E se eu puder, eu quero viajar pra Espanha, França e... China! ("China??"). Não é na Europa né, hahaha!


Cite algo interessante sobre seu país que acha interessante dizer a estrangeiros.

No bom sentido? (Digo apenas "interessante"). No mau sentido? ("A escolha é sua"). Hum... Ah, o sistema de transporte é muito bom! Isso é interessante. Na verdade, não é interessante! Na verdade, o que eu deveria falar? Porque eu quero emigrar, e isso significa que eu não tenho boas lembranças sobre meus país, MAS, se você insiste, hahaha, se você IMPLORA... Bom, o que mais... É talvez a nossa história. Porque nós fomos invadidos várias vezes ao longo de toda nossa história (apenas para exemplificar, a Wikipédia diz, em ordem: Pela Mongólia, Japão, China e Japão de novo). Mas nós mostramos contra esses países, quero dizer, nós lutamos pela nossa liberdade, por democracia. No que se refere à história, eu acho que isso é muito interessante. Mais do que a história européia.

(Ela estava murmurando "interessante, interessante..." e quando eu passei a bola pra Yui - já que entrevistei as duas meio que ao mesmo tempo, ela gritou). Comida! Comida! Eu tenho mais uma coisa! A comida é muito interessante. Eu gosto da comida coreana! E nós temos uma grande variedade de comidas. De doce, a amargo, apimentado e até sem sabor. Sério, nós temos comida que não tem sabor de nada! (Pergunto se um "ingrediente" que eles tem chamado de bolo de arroz - que de bolo não tem nada, é um exemplo já que não tem gosto de nada MESMO). Sim, pode ser um exemplo.


Cite algo que você sabe sobre o Brasil (e que eu não tenha te contado).

Boto? Boto! Golfinho rosa! Eu conhecia, e eu sei que ele vive em rios, não no oceano, e ele é rosa! E eu acho que ele não era rosa. ele era de uma cor diferente, mas mudou (não faço ideia se essa afirmação é verdadeira ou não).

Boto e... Brasil... Brasil... Ah, e a floresta, qual é o nome? Amazônia! A Amazônia está diminuindo, você entende o que quero dizer, né? Sim, pessoas estão destruindo ela. Todo mundo sabe disso. E isso é muito triste.


Cite algo que você sabe sobre o Brasil (que você não sabia e que eu te contei).

(Citei "Coelho come cenoura". Contextualizando, uma vez ela me disse que gostava de Paulo Coelho, coisa que já ouvi de várias pessoas por aqui. Daí vira e mexe ela me pergunta palavras em português, e uma vez expliquei que "rabbit" era o mesmo que o sobrenome do autor. Ela pediu uma frase de exemplo e agora repete isso pra todo brasileiro que ela conhece! O problema é que a frase é super randômica, e não diz muita coisa né, hehe).

Sim, sim, com relação a língua, eu sei falar várias frases! Posso tentar? Coelho come cenoura. "Que que foi?". Fofo. Eu quero ser sua amiga.

Além da língua, eu tenho um pouco de conhecimento sobre a política no Brasil, mas num mal sentido. E agora eu sei que eles não sabem quase nada sobre a Amazônia. É um país muito grande. E sobre questões geológicas eu ouvi bastante (acho que aqui ela quis se referir aos estados, pois diversas vezes na escola acabamos conversando sobre essas diferenças entre brasileiros).

Ah, e comida, comida! Eles usam muito leite condensado (ela exagera um pouco, mas aqui percebi que de fato muitas das nossas sobremesas têm isso como ingrediente e eles acham super doce!). Apenas pra sobremesa, mas ainda assim eles usam muito. E coco também. Eles têm um "coco doce", e é mais doce do que o coco italiano (??!!). E é um país um pouco perigoso. Na verdade, eu não sabia disso, mas você disse. Ah, e eles têm a Linha do Equador cruzando o país. E lá é muito quente. E eles tem estações opostas (por conta dos hemisférios).


Deixe um recado pra quem for ler isso.

Na verdade eu não esperava que houvesse discriminação sobre raças, mas isso ainda existe, muito, em todo lugar. E não só sobre raças, mas gênero, idade, e tudo mais. Digo isso porque imagino que seus leitores também sejam estrangeiros, ou estão fora do país. Eu só queria dizer "não julgue pelas informações simples que eles têm", como cor da pele, idade, gênero, essas coisas. E isso vale para todo ser humano. Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário