Flag of Great Britain Flag of Brazil

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A turma do barulho! - Parte 2



Continuando as entrevistas, o bate-papo de hoje é com o Paul. Assim como o Claude, eu conheci o Paul em um pub (na verdade, eles estavam juntos nesse dia). A história deles é interessante, pois eles têm um amigo em comum na Coréia, mas não foram apresentados anteriormente, e só foram se conhecer aqui, completamente por acaso quando caíram na mesma turma na escola.

Apesar de passarmos menos tempo juntos (já que ele está sempre viajando), gosto das nossas conversas porque com ele posso falar de assuntos mais filosóficos e ter uma conversa de gente velha um pouquinho mais madura. Se liga!



Quem é você?

Meu nome é Paul, mas esse é meu nome em inglês, pra ser mais fácil de ser dito. Meu nome em coreano é Ungseok Jung (algo como Unsó Jóng). Meu nome é Ungseok e meu sobrenome é Jung. Eu tenho 24 anos, e na Coréia eu tenho 25.


De onde você é (cidade e país)?

Eu sou de uma cidade chamada Daegu (soa como Dégu), na Coréia do Sul, a qual é localizada no meio do meu país. É uma cidade grande, e é conhecida por ser a quarta maior cidade da Coréia (por ser um país pequeno, eles não possuem o conceito de estado, como no Brasil).


O que você faz?

Eu sou estudante de nível superior, e meu curso é ligado à aviação, relacionado ao tráfego de aviões, e basicamente o que eu vou fazer é controlar os aviões no ar para evitar acidentes, então provavelmente eu trabalhar numa torre de controle. Eu ainda preciso concluir o último ano do curso, então quando eu voltar eu preciso reiniciá-lo pra concluir minha graduação.

Eu já terminei o serviço militar obrigatório no meu país, mas há dois anos atrás eu precisei entrar lá, por 21 meses. Foi difícil porque tudo é mantido sob controle, e eu não podia fazer nada por minha vontade. Tudo que eu fazia eu precisava antes ter uma permissão.


O que você acha da Irlanda e de Galway em geral? Você consideraria morar aqui? Por quê?

Hmm... Antes de vir pra Galway, Irlanda, eu imaginei o país como sendo um lugar com música em todo canto, porque meu primeiro contato com o país foi através do filme "Once" (pra quem não conhece, é um filme/musical muito famoso que se passa em Dublin e que eu não gosto). E lá falava muito de música, e dos músicos de rua (buskers) cantando em Dublin, então eu pensei: eu gosto de música, então eu gostaria de ir pra lá.
Em se tratando de Galway, eu gosto dessa cidade, mas às vezes eu não gosto, porque chove muito, e principalmente porque eu morava um pouco longe do centro da cidade (25 minutos a pé), então se chovesse eu me molhava muito, e quando eu chegava em casa eu parecia alguém que havia acabado de sair de uma piscina!
A cidade é calma e tranquila em comparação com outras cidades aqui, mas eu gosto da cidade e essa foi a razão pela qual eu a escolhi. Eu não queria ir pra um lugar e viver uma vida estressante. Eu gosto daqui.

Pra sempre? Em Galway? Você tá brincando? Eu disse que eu gosto do país, mas a questão é, pra aprender inglês é muito bom, mas ficar aqui permanentemente seria um inferno! Eu jamais me acostumaria com esse clima, porque chove muito. Se eu tivesse um carro e uma casa própria eu poderia considerar. Se eu tivesse dinheiro suficiente, eu acho que poderia ficar. Do contrário eu escolheria outra cidade pra viver se eu tivesse que escolher e não voltar mais pro meu país.
(Pergunto se seria outra cidade na Irlanda ou outro país). Outro país! Porque chove muito aqui e eu não sou muito bom em lidar com mau tempo, ainda mais sendo inútil usar guarda chuva aqui! Eu já quebrei vários porque o vento é muito forte, e eu não quero gastar mais dinheiro comprando guarda chuva!


Acha que ter vindo morar/estudar aqui valeu a pena? Por quê?

Pra mim é uma boa chance, porque é a minha primeira experiência vivendo fora, estando longe do meu país. Eu nunca tinha vindo à Europa antes, e eu nunca tinha visto tal quantidade de estrangeiros, então eu acho que vale a pena. Eu gastei muito dinheiro vivendo aqui (como eu, ele não trabalha aqui), mas considerando outros países de língua inglesa, como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá ou Austrália, o preço é um pouco mais em conta. Então, se você tiver que aprender inglês, se quiser aprender inglês eu acho que a Irlanda é uma boa opção pra viver e aprender a língua. Eu nunca vivi num outro país que falasse inglês, mas eu acho que na Irlanda você pode encontrar uma diversidade maior de nacionalidades. Eu ouvi dizer de um amigo que foi pro Canadá, que lá ele só conheceu pessoas da Ásia e Arábia, o que não é muito bom se você quer conhecer mais culturas e pessoas. Então eu acho que de certa forma é o melhor país pra aprender inglês.


Pôde aproveitar da curta distância entre a Irlanda e outros países europeus pra viajar? Qual foi sua melhor viagem? Pensa em viajar mais? Onde?

Sim, eu visitei vários países aqui, como França, UK, Bélgica, Áustria, Itália, Espanha, República Tcheca, Alemanha, Noruega, Suécia...
Minha melhor viagem foi em Munique, porque eu tenho boas memórias dessa cidade. Eu estava com amigos que vieram da Coréia pra me ver e viajarmos juntos. E nós ficamos numa acomodação legal, e nós fizemos umas festinhas lá. A cidade à noite é muito bonita. E na minha opinião pessoal, eu gosto de beber cerveja. E a cerveja alemã é a melhor cerveja do mundo! Então toda noite, todos os dias em que eu estive em Munique foram dias fantásticos!

Eu pretendo viajar mais, com certeza! Viajar é na verdade uma das minhas principais razões para ter vindo pra Irlanda, porque é perto pra viajar para países europeus, então eu quero usar dessa oportunidade tanto quanto eu puder.

Com relação a planos, eu vou pra Holanda em novembro, pro Marrocos, na África, em dezembro, e pra Suíça também em dezembro. E antes de voltar pro meu país, eu vou pra Turquia. Se eu tivesse a oportunidade de voltar a algum país, eu voltaria pra Espanha, para o sul da Espanha. Mas não pra Barcelona! (ele teve sua mochila, com carteira e celular, furtados em um parque lá). E gostaria de ir pra algumas cidades não muito famosas na França, como Nice. Sul e oeste da França.


Cite algo interessante sobre seu país que acha interessante dizer a estrangeiros.

Eu conheci alguns estrangeiros na Coréia, e eu perguntei a alguns deles qual foi a coisa mais interessante que eles conheceram lá, e eles disseram: o serviço de entrega! Porque em todo lugar eles entregam! Por exemplo, tem um rio gigante no meio da minha cidade, e nas proximidades tem um parque, que é facilmente acessível indo de metrô. E eles estavam lá, é só precisaram ligar pra um restaurante, tipo KFC, e eles entregaram lá! Então não importa onde você esteja, eles vão entregar! (Perguntei se era possível entregar mesmo em qualquer lugar, no meio da rua). Sim! Se você souber explicar onde você está eles vão, usando uma moto.

(Perguntei se até no meio do mar trocadilho de "sea" com "street") Tá brincando? Jesus! Sério? Mas posso contar uma história? Tem uma ilha, longe das ilhas consideradas grandes, e que também são longe da ilha principal na Coréia, e nesse local eles sequer têm restaurantes. Então as pessoas que visitam lá tentam conseguir comida das outras ilhas, e isso é possível, usando um barco! Eles pedem comida chinesa, por exemplo, de outra ilha, e se usam barcos pra chegar lá e entregar a comida. É mais comum pra turistas, mas até os nativos podem pedir. É interessante porque é diferente, uma cultura diferente.
(Pergunto se é preciso alugar um barco, ou se tem algo comunitário e todos usam ao mesmo tempo) Na verdade eles apenas pegam emprestado, e eles só cobram um pouco mais pois dá trabalho, pela distância e tudo mais, mas não é comum ter um barco só pra fazer entregas. É isso o que eu queria dizer de interessante sobre o serviço de entrega. Não importa onde você estiver, hehe!


Cite algo que você sabe sobre o Brasil (e que eu não tenha te contado).

Me deixa pensar, me dá uns minutos... (tentei exemplificar mais a pergunta) Bom, o que eu sabia de estereótipo do Brasil, dos caras brasileiros é que todo cara no Brasil gosta de futebol, festa e samba. Mas eu acho que não é verdade, porque eu ouvi de você que não é bem assim. Mas a maior coisa era que eu pensava que todo mundo no Brasil já havia visitado a Amazônia, o que é mentira, porque eu não conheci nenhum brasileiro aqui que tivesse ido lá!


Cite algo que você sabe sobre o Brasil (que você não sabia e que eu te contei).

Bom, você corrigiu o estereótipo que eu tinha, e recentemente sobre a situação política no Brasil, que vocês estão meio que em pânico. Desculpa, "meio em pânico", haha! Bom, boa parte dos políticos no Brasil não são muito honestos, e ouvi dizer que existem muitos traficantes lá, mas eu achava que isso estava associado apenas ao México, e agora eu vejo que é mais ou menos a mesma coisa entre todos. (nesse momento eu disse que com maior ou menor intensidade, quase todo país na América do Sul têm problemas desse tipo). Ah ok, muito honesto da sua parte, hehe, quase todo país na América do Sul!

Uma das coisas mais interessantes sobre o Brasil é o futebol, porque em se tratando de futebol, Brasil é o melhor país do mundo, mas atualmente eu não sei o que tem acontecido!

O primeiro grupo de pessoas em que eu estive aqui foi um de brasileiros, eles gostam muito de festa, seja na casa de alguém ou não, e eles gostam de um tipo de "música sensual" e clipes desse tipo, e as mulheres estão quase nuas e dançando, e balançando a bunda. E elas estão muito felizes! Isso foi meio assustador pra mim. A gente tem algo parecido na Coréia, mas é tudo meio escondido, e com eles não, eles gostam de ver e mostram pra todo mundo, compartilham com amigos, essas coisas.


Deixe um recado pra quem for ler isso.

É meio difícil responder isso! Qualquer coisa? Quem é que vai ler isso? (ele começou a perguntar sobre leitores, o tema do blog, etc). Bom, se os seus leitores estiverem interessados na vida na Irlanda e em Galway e estudar inglês, eu acho que deve ser sobre isso que eu devo falar.

Eu altamente recomendo você, que eu não sei quem é, trazer bons agasalhos, sapatos, mochilas e roupas em geral impermeáveis, e tudo mais. Se você ainda não decidiu onde estudar inglês, Galway é uma boa cidade pra estudar, na minha opinião, mas depende de quem você é (o leitor, no caso). Mas se você está consciente de como seria sua vida aqui em Galway, eu acho que essa é meio que a melhor cidade. Se você tem muito dinheiro, vá pra Londres, porque é uma cidade muito legal... Meu Deus, sobre o quê eu tô falando? (questionei se ele estava falando sobre viajar ou estudar em Londres). Tudo lá é bom, o sistema educacional, e faculdades, e tudo mais, tudo é ótimo, eu acho. Mas é muito caro.

Se está planejando vir, você deveria estudar inglês o máximo possível antes pois, por mais que as coisas aqui sejam diferentes da sua escola de inglês, não há muito tempo pra aprender vocabulário (se você já quiser chegar "falando"). Se eu fosse você, eu tentaria memorizar o máximo de vocabulário possível, ou o máximo de gramática possível, pois aqui é o momento perfeito pra praticar seu vocabulário e gramática, e não pra só aprendê-los. É isso, eu estava me sentindo sobre pressão, mas foi legal. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário