Flag of Great Britain Flag of Brazil

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

OFF: Séries, músicas, inglês e o nome do blog - Parte 3


E mais sobre séries, músicas e séries musicais:

Nashville

Depois que Smash acabou, eu acabei ficando meio órfão, e mesmo sabendo que esse modelo de série ainda era algo incomum, dei uma pesquisada e descobri mais uma nesse formato. Nashville me deixava com um pé atrás apenas por um motivo: basicamente contava a história do mundo country, algo do qual eu tinha pouquíssimo conhecimento e de novo, pouca curiosidade. Ainda assim, resolvi tentar, e qual foi minha surpresa ao ver uma série muito bem construída, com roteiro super bem amarrado viu, Glee? e com músicas de ótima qualidade!

Contextualizando: Nashville (que leva o nome da cidade dos EUA mais famosa por se respirar country em toda esquina) é uma série de drama musical exibida pela ABC, que iniciou em 2012 e ainda está no ar yay, finalmente uma!, na data de criação desse post. Como já dito, a série se passa em Nashville, Tennessee, celeiro da música country. A história inicialmente se resumia na queda de popularidade da estrela country consagrada há anos (que poderia ser comparada a uma Shania Twain, por exemplo), e na ascensão de uma jovem cantora country (algo como a Taylor Swift). A série se resumiu basicamente a isso nas primeiras temporadas, mas os roteiristas souberam evoluir a história e, ou explorar mais os outros personagens existentes, ou adicionar novos de uma forma em que tudo teve coerência. Além de todo o admirável lado musical, que envolve shows, gravadoras, bares e turnês além da parte de romance que sempre tem, assuntos como abuso de álcool, infâncias conturbadas, homossexualidade e depressão pós parto já foram abordados na série. Aliás, é interessante destacar que após a atriz que representa uma das personagens principais ficar grávida, foi-se decidido fazer com que a personagem também ficasse. Após o nascimento, a já problemática personagem teve depressão pós parto, e qual não foi a infeliz surpresa ao saber que a atriz também teve o mesmo problema na vida real, e precisou se afastar das gravações por um período que se estende até o momento para se tratar (caminho também dado à personagem).

Assisti a primeira e segunda temporadas de Nashville em semanas, e logo depois se iniciou a terceira adoro quando isso acontece. Gosto muito da série, e sobre a questão musical, me surpreendi comigo mesmo, pois me vi gostando do estilo e cheguei a conclusão de que desde que se tenha bons cantores (para o meu gosto, que fique claro), o gênero pouco importa. As músicas de Nashville também flertam com uma linha "romântica" (acho que nem existe esse estilo formalmente em inglês), principalmente pelas músicas cantadas pelos personagens de Sam Palladio e Clare Bowen, além das talentosíssimas irmãs Stella (Lennon e Maisy). Há também uma pegada meio rock com o Jonathan Jackson, e até pop com a Aubrey Pepples. Ou seja, tem pra todos os gostos. As músicas são disponibilizadas no mesmo esquema de Glee e Smash (iTunes e CDs), e também foi lançado um CD natalino no ano passado, além dos DVDs da série. A série teve participações especiais de vários artistas country, da Kelly Clarkson, e até da Michelle Obama, além da Christina Aguilera participando por 3 episódios! Como adendo, até onde sei a primeira temporada de Nashville foi exibida pela Sony no Brasil, mas acho que parou por aí. :(

Nashville possui um sucesso mediano nos EUA, mas após a segunda temporada passou a ter um apoio inclusive financeiro da cidade homônima, já que a série divulga o nome e a fama do local para todo o mundo. Algo também interessante é que Glee sempre me passou a impressão de ser uma série de atores que cantam com exceção da Lea Michelle que faz tudo perfeitamente bem, mas em Nashville a impressão é a oposta. Não que por conta disso a série fique comprometida, pois os atores são mesmo bons o suficiente, mas é possível perceber que eles são de fato músicos. O melhor exemplo disso são as apresentações que eles costumeiramente fazem no Grand Ole Opry, uma casa de shows famosa em Nashville (que inclusive também existe na série), e nos programas chamados Nashville: On The Record. Esses programas são especiais gravados em apresentações feitas pelos atores, cantando geralmente as músicas da série (com solos e em grupo), tendo o último sido gravado em uma turnê realizada por alguns dos integrantes. Também já foram lançados CDs desses especiais.

O único problema de Nashville pra mim é que particularmente na atual quarta temporada, o roteiro está drasticamente dramático, e como se já não fosse o bastante, a parte musical está sendo consideravelmente deixada de lado. Espero que com a volta da Hayden Panettiere tudo também volte aos trilhos, pois já existem diversos boatos de um possível cancelamento da série. Tenho um carinho muito especial por Nashville, e de uma maneira geral seria a minha primeira indicação caso alguém queira se aventurar por séries musicais. Vai por mim, é bem difícil não gostar.

Como exemplo de músicas (além da que eu já havia citado nesse post), a primeira tem uma pegada mais country, e a segunda numa linha mais romântica, ambas apresentadas em dueto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário